Os 10 maiores DJs mascarados de todos os tempos

Conheça os 10 maiores DJs que se escondem atrás de suas máscaras, criando personagens memoráveis dentro da dance music mundial.

DJs
Claptone

Alguns dos maiores nomes da música eletrônica chegaram ao topo de suas carreiras usando uma máscara em suas performances, com histórias mais secretas e intrigantes quanto seus objetivos de identificação em um mercado tão vasto de grandes produtores.

A revista Billboard desmascarou alguns dos maiores ícones mascarados em uma reportagem especial (que pode ser lida na íntegra aqui). Da divertida cabeça em forma de balde do prodígio Marshmello ao disfarce misterioso, brilhante e dourado do maestro das mãos Claptone, da máscara ameaçadora de Malaa aos capacetes robóticos de Daft Punk, seja qual for seu disfarce, essas lendas vivem atrás de seus escudos de privacidade para apresentar seu talento e seu reconhecimento diante de sua música.

Baseado no artigo da revista americana, fizemos nossa própria lista. Confira os nomes abaixo:

1. Bloody Beetroots

Atuado anteriormente como um duo, hoje Bob Rifo libera o projeto que já passou por diversas reformulações ao longo dos anos. A maioria dos fãs detectaria os olhos de LED controladas por MIDI, mas atualmente sua nova máscara ostenta a mensagem ‘NÃO’ em letras simples e garrafais. O que sabemos é que Rifo continua não dando a mínima para a fama, apesar de apresentar grandes sucessos em seu catálogo como ‘Chronicles of a Fallen Love’, ‘My Name is Thunder’ e o clássico ‘Warp 1.9’ ao lado de Steve Aoki.

2. Claptone

Sem dúvidas um dos maiores mistérios presentes dentro do cenário mainstream internacional, Claptone ganhou enorme reconhecimento na cena com o passar dos anos. A máscara do ‘pássaro sombrio’, por causa de seu bico, foi formulada por médicos medievais, com registros em Praga, República Tcheca, no ano de 1656. O raciocínio por trás da máscara do projeto parece ser autêntico, “Todos nós usamos máscaras”, explicou o próprio produtor em entrevista à DJ Mag, “O único propósito de ser Claptone é tocar as pessoas”. Entre os maiores sucessos do artistas estão clássicos como ‘No Eyes’, ‘Under The Moon’ e ‘In The Night’.

3. Daft Punk

Talvez quando você pensa em DJs mascarados logo vem à sua cabeça este duo dinâmico. Daft Punk é uma das duplas mais famosas do mundo, os franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalte alcançaram o sucesso no final dos anos 90, para nunca mais serem esquecidos nas pistas de dança de todo planeta. Seus capacetes, criados pelo artista de efeitos especiais Tony Gardner estavam à frente de seu tempo, transformando-se em símbolos da dance music moderna na época. os heróis robóticos possuem entre seus maiores sucessos as tracks ‘One More Time’, ‘Harder, Better, Faster, Stronger’ e a mais recente ‘Get Lucky’.

4. Danger

O fracês Franck Rivoire foi influenciado por vídeo-games e filmes dos anos 80 para criar não só seu personagem como também suas tracks, entre as inspirações encontra-se Daft Punk e seus capacetes, no entanto, a aparência é de um personagem encontrando no game Final Fantasy. Seu alter ego, cheio de “ausência de expressão” já possui sucessos como as tracks ’11h30′, ‘4h30’ e ‘1:30’.

5. Deadmau5

O músico mais polêmico da dance music se escondia até tempos atrás por trás de uma máscara de rato inspirada no Mickey Mouse. Joel Zimmerman, também conhecido como Deadmau5 usou a cabeça de um rato para um logotipo enquanto trabalha como web designer freelancer. Depois de trabalhar para Jay Gordon, da banda de metal industrial Orgy, o música sugeriu que Joel usasse um capacete semelhante ao palco, o resto é história. Deadmau5 bombou no mundo da dance music com as tracks ‘I Remember’, ‘Strobe’ e ‘Ghosts ‘n’ Stuff’.

6. Kloud

Este projeto misterioso afirma ser uma fonte de inteligência artificial. A história por trás do produtor se desenrola através de seus videoclipes, à medida em que a personagem se liberta das garras malignas da Kloud, uma corporação que prospera através da inteligência da humanidade. A narrativa é de um mundo cibernético de auto-expressão e possibilidades infinitas, deixando todos nós com aquela curiosidade de saber sua realidade. Os sucessos do produtor de trap estão ‘Raise Your Weapon’, ‘Exit Alive’ e a nova ‘THE HIVE’.

7.Malaa

O mundo está querendo saber quem é Malaa. Esse cara que nunca fala no microfone, não deixa de ser o personagem em quaisquer circunstâncias. Entre os produtores mais próximos do personagem encontram-se nomes como Tchami, DJ Snake e Mercer, mas que ainda não foram divulgados como reais donos do projeto. Sua identidade misteriosa traz um estilo vindo das ruas, assumindo também a imagem de ‘bad boy’. A máscara de esqui preta se tornou item básico na linha de produtos populares de amantes de seu som. ‘Kurupt’, ‘Prophecy’ e ‘fade’ estão entre seus maiores lançamentos.

8.Marshmello

Do DJ misterioso à sensação global do momento, Marshmello é a prova viva de que até as máscaras mais bobas e mais simples podem alcançar o sucesso mundial. Seu manager, Moe Shalizi, diz que o capacete de balde branco sugere algo muito mais profundo, uma mensagem universal de aceitação. O mesmo tema de aceitação também está presente em muitos de seus videoclipes, inspirados em animações de videogames. Entre seus sucessos destacam-se ‘Happier’, ‘Alone’ e ‘FRIENDS’.

9. Noise Cans

A máscara apresentada no projeto vem de uma forte tradição do artista Gombey e representa uma mistura de povos africanos, indígenas, culturas caribenhas e britânicas. Suas memórias de infância trazem homens usando máscaras parecidas e tocando tambores durante as celebrações de sua cultura. O nome do projeto também traz essa memória, em entrevista Noise Cans já explicou que “a máscara é cultura, vibração, energia, ela permite que você crie e sinta-se tão livre quanto quiser”. Entre os trabalhos renomados do produtor estão as tracks ‘Takin”, ‘No War’ e ‘Life’.

10. Cazzette

A dupla sueca Cazzette foi criada em 2011 pelos músicos Alexander Björklund e Sebastian Furrer. Ficaram conhecidos popularmente após se apresentarem com Avicii em uma tour do artista pelos Estados Unidos. As máscaras são tão simples quanto seu nome artísticos, fitas cassete. Entre as tracks mais famosas da dupla estão ‘Wants Me Dead’ e ‘Sleepless’.

Nosso Bônus: Boris Brejcha

Outros grandes artistas renomados poderiam entrar para esta lista de DJs mascarados, como Angerfist, Jaguar Skills, Slow Magic, mas o nome de Boris Brejcha não pode ficar de fora destes maiores artistas mascarados da dance music mundial. O Alemão que descreve seu gênero musical como ‘Minimal High-Tech’ está hoje entre os maiores nomes da música eletrônica underground. Usando uma máscara veneziana feita a mão, Boris carrega o Brasil em sua história, já que foi aqui, em 2006, no Universo Parallelo, onde se apresentou pela primeira vez como DJ. A máscara Joker veio da sua vontade de inserir um pouco do nosso carnaval em suas apresentações e desde então, é sua marca registrada.

Comentários

DJ, marketeiro, um caipira-paulistano. House e Groove pra dançar, Trance pra sonhar.