Swedish House Mafia e a polêmica ausência no Tomorrowland

Entenda a polêmica por trás da ausência do grupo Swedish House Mafia no Tomorrowland 2019 e seus possíveis principais motivos.

Tomorrowland
Swedish House Mafia no Tomorrowland 2012

Desde de semana passada, uma enorme parte dos amantes da música eletrônica mainstream se pergunta quais são as razões do grupo lendário Swedish House Mafia não se apresentar na comemoração de 15 anos do Tomorrowland, considerado o maior festival de música eletrônica do mundo.

Nesta semana, surgiram possíveis motivos da ausência do trio sueco no line up, através de uma carta aberta, de um suposto profissional de comunicação do Tomorrowland, no maior fórum de discussão da internet, o Reddit, dizendo que o evento havia cotado o grupo como headliner final, mas que os próprios profissionais cancelaram os shows de última hora.

Post sobre o cancelamento no Reddit

Há sim possíveis motivos do grupo ter cancelado sua participação no evento, bem como fizeram no penúltimo fim de semana, com o cancelamento surpresa no Weekend Festival, como comentamos aqui. Mas seria justo pensar que o Swedish House Mafia não se apresentaria em um evento do tamanho do Tomorrowland só porque seu live setup molhou durante um temporal no aeroporto?

No mesmo fórum, o usuário intitulado alexandermclc postou uma imagem de um possível diálogo com o produtor Steve Angello pelo direct do Instagram. O DJ foi categórico ao responder que NUNCA havia sido cotado para participar do evento como integrante do Swedish House Mafia. A tradução do sueco para o inglês não está perfeita, mas fica claro as seguintes palavras de Steve:

“Todos nós estivemos ocupados com essas datas por mais de 7,8 meses e nunca dissemos a ninguém que iríamos nos apresentar lá. Nem fomos convidados para tocar lá. Eu não entendo porque as pessoas estão desapontadas. Sinto muito que tenha sido assim. Não tenho certeza porque eles fizeram isso, provavelmente eles vendem muitos ingressos por isso. Desculpe se estava ansioso para isso acontecer, obrigado pelo amor e desculpe mesmo pelo mal-entendido.”

Print da suposta conversa de alexander com Steve Angello pelo Instagram

Eis então que vão-se os réus e ficam as dúvidas. O Tomorrowland estaria trabalhando assiduosamente na campanha de seus residentes para o Top 100 da DJ Mag, o suficiente para nem se quer chamar o novo hype do mainstream mundial? O grupo estaria passando por conflitos pessoais o suficiente para não se apresentar em um evento do tamanho e da visibilidade do Tomorrowlamd, o que geraria muito mais renda indireta aos seus integrantes? Seria mesmo que um live setup retiraria Axwell, Sebastian Ingrosso e Steve Angello do mainstage do Tomorrowland? Quem estaria certo nessa parada?

Bom, talvez jamais saberemos quem realmente é o culpado ou o condenado dessa novela que parece finalmente terminar por aqui. Mas se existe alguém errado nisso tudo, este alguém é você, eu, a fã base do trio e o público da dance music em geral, ao criar tantas expectativas sobre os artistas a ponto de sonhar detalhadamente com uma programação meses antes do evento acontecer. Então fica a fica, grandes expectativas nunca são boas aos olhos do mercado, às vezes é saudável guardarmos nossos sonhos numa caixinha de memórias e deixá-los lá, talvez eles se sejam mais fáceis de serem realizados sem tantas expectativas neles.

Comentários

DJ, marketeiro, um caipira-paulistano. House e Groove pra dançar, Trance pra sonhar.