União Europeia aprova nova lei de Direitos Autorais

O Parlamento da União Europeia finalmente aprovou uma nova lei de direitos autorais para canais digitais. Conheça as mudanças.

Direitos Autorais
Parlamento da União Europeia

Um novo projeto de lei da União Européia, a respeito da atualização da cartilha de direitos autorais, foi aprovado. Após dois anos de debate, o polêmico projeto que visa alinhar a questão a respeito dos direitos autorais na era digital finalmente está sendo concluído para o Parlamento.

Para compreender melhor, a detentora de cobrança de direitos autorais, Big Tech, não capta recursos suficientes aos artistas e gravadoras, principalmente em plataformas digitais extensas, como por exemplo, o YouTube, que paga para as gravadoras aproximadamente 20 vezes menos que um serviço quase que total licenciado, como o Spotify, Deezer e afins.


Duas partes da nova lei foram negadas, a primeira referia-se ao apelidado ‘Imposto de Link’, da qual empresas como Facebook e Google, pagariam aos veículos de imprensa, para postar links de seus trabalhos, outro ponto negado foi ‘Artigo 13’, que tornaria as plataformas como o YouTube, responsáveis ​​por material protegido por direitos autorais, exigindo que as empresas tivessem acordos com detenção dos direitos de música e filmes, pensando em uma proteção para artistas, mas que poderia acabar com canais digitais.

Alguns críticos dizem que a nova lei aprovada normaliza a censura em algumas partes, restringindo a liberdade, proibindo pessoas comuns de postarem conteúdos, ou até memes, sendo necessário a autorização de direitos autorais a medida que são carregados em plataformas de mídias sociais, bom, você pode imaginar o quanto isso arruinaria a web pensando desta maneira.

O Parlamento Europeu ainda se reunirá novamente em Janeiro para discutir detalhes como o exemplo acima, mas uma coisa é certa nisso tudo, a lei beneficiará muito os artistas e suas novas composições dentro da Europa, sejam eles da dance music ou não.


Comentários

DJ, marketeiro, um caipira-paulistano. House e Groove pra dançar, Trance pra sonhar.