Conheça neste artigo 5 exemplos de trabalhos que ganharam destaque durante todo este tempo de crise econômica no nosso país.
Quem imaginaria que no início de 2020 o mundo viraria de ponta cabeça com a disseminação de um vírus pelo globo? Até o carnaval, o Brasil estava a todo vapor, mas foi só passar uma das datas mais esperadas do ano, para que a indústria da música e do entretenimento sofresse uma de suas maiores crises já vistas na história.
Artistas, profissionais de apoio e terceirizados foram penalizados com o encerramento total de atividades relacionadas a aglomeração social, entre elas eventos de concentração em massa, festivais, shows e até a abertura de clubs e pequenas festas.
Tudo estava parado devido ao coronavírus, mas com o passar do tempo, a cena foi criando possibilidades de se reinventar, gerando novas oportunidades de renda, também criando relações interpessoais importantíssimas para o mercado, incluindo suas marcas tão necessárias de serem lembradas após toda esta crise da qual convivemos.
Separamos abaixo, apenas 5 exemplos de superação da cena nacional da música eletrônica, que com certeza também serve de aprendizado para todos que sofreram, sofrem e sofrerão com uma possível crise parecida no mundo dos negócios e do entretenimento. Conheça-as abaixo:
1. Livestreams Solidárias
Sabemos que muitos dos profissionais que trabalham neste meio ainda estão vivendo de ajuda. O auxílio do governo não é o suficiente para pagar muitas contas que ficaram para trás, mas ainda existem os que não conseguem nem comer e para todo tipo de problema, também há todo tipo de ajuda, seja ela qual for.
Nós da própria redação do Beat for Beat, realizamos algumas em nosso Facebook, conseguindo acumular doações suficientes para ajudar cerca de 5 famílias na zona leste de São Paulo. Cada um fazendo sua parte nesta corrente de solidariedade, marcas como Laroc Club, Só Track Boa e diversos DJs e produtores também criaram programações especiais para acumularem valores e ajudar quem mais precisa neste momento de crise.
2. Experiência Drive In
Além de lives por todo o mundo acontecendo de forma simultânea e apresentando um arsenal de entretenimento, uma onda que começou na Europa também se espalhou no Brasil. Shows drive in foram uma das estratégias de alguns artistas para terem contato com seu público, mesmo que de forma mínima. Entre alguns nomes que se apresentaram em drive in’s pelo Brasil estão os de Bhaskar, KVSH, Bruno Be e Gabe. O Federal Music, também realizou um grande evento drive in no centro oeste brasileiro.
3. Clubs em Formato Bar
Assim que a maior onda de contágio começou a passar, planos de retomada econômica se iniciaram por todo o Brasil. Hoje em São Paulo já é permitido pequenos eventos de até 600 pessoas, seguindo as determinadas regras sanitárias exigidas pela OMS. Diversos selos de festas e até clubs já iniciaram uma retomada de forma preventiva, como o caso do Caos, localizado em Campinas, que apresentou para seu público o formato bar, com a venda de mesas de 2,4 e até 6 pessoas, com distanciamento e serviço de bar a la carte. A oportunidade ganhou uma enorme fidelidade por parte de seus clientes, também ajudando a casa a abrir todos os fins de semana, sempre com atrações especiais. Entre alguns nomes que já se apresentaram na casa estão os de Tessuto, Ella de Vuono, Linda Green, RDT, Cashu, Valentina Luz e lógico, a curadora Eli Iwasa.
4. Acessibilidade de Conhecimento
Durante a pandemia profissionais que antigamente possuíam uma difícil agenda devido a tantas gigs, conseguiram se expressar de diversas formas com seu público, incluindo ceder um pouco de seu conhecimento para uma legião de aspirantes, que pretendem obter um espaço no cenário da dance music nacional, também gerando um retorno financeiro sólido nestes tempos de crise. De masterclasses a workshops, novo aprendizado nunca é demais e é por isso que a nova onda de possibilidades de adquirir conhecimento também merece um lugar de respeito nesta lista. Entre os destaques está a Boreal Agency, que presta serviços de assessoria de imprensa e marketing para várias marcas do mercado e que hoje é uma das maiores escolas de marketing e estratégia digital para artistas, sejam eles da música eletrônica ou não.
5. União de Profissionais
É como diz o ditado, a união faz a força. Diante de uma guerra, nada como aliar-se, ainda mais vindo de uma guerra sanitária contra a covid-19. Os profissionais da cena nacional estão cada dia mais unidos, respeitando as diferenças e o espaço de cada um, fomentando uma sociedade justa, para que todos trabalhem saudavelmente. Um grande exemplo desta união, foi a blocklist, criada pelos próprios profissionais, a fim de extinguir festas clandestinas e que tragam problemas para todos que desejam retornar a trabalhar em um futuro próximo. A partir da blocklist, outros manifestos estão em processo de criação, além de também abrir espaço para novas parcerias após esse hiato tão triste.
Este são só alguns dos exemplo que pudermos apreciar durante todo este caos, com certeza você conhece algum que também se enquadre nestas categorias, ou quem sabe um novo? O mais importante disso tudo é incentivar tais exemplos e apoiar a cena que te trouxe e trará tantos momentos felizes em nossas vidas.