fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Via UnderGROUND

5 passos fundamentais para ser um artista acima da média por Mezomo

Você tem dúvidas sobre como se destacar no mercado da música eletrônica? O DJ e Produtor, Mezomo, listou 5 passos importantes.

Mezomo

Mezomo na Sunset Sessions

por Lau Ferreira

Se você ainda tem a ideia de que apenas talento artístico é suficiente para fazer sucesso, saiba que você está bastante equivocado. Em um mercado que já vem há uma década se profissionalizando cada vez mais no país, aqueles DJs e produtores que não souberem trabalhar estrategicamente para desenvolver sua marca e um planejamento de carreira, dificilmente vão prosperar.

Não são poucas as iniciativas que vêm nos mostrando isso no cenário eletrônico brasileiro. Uma delas é a Strategy For Artists, criada pelo DJ e produtor gaúcho Mezomo em 2019. O artista usou sua formação acadêmica em Administração e pós-graduação em Branding para desenvolver a própria carreira e consolidar sua festa, Sunset Sessions, como uma das principais da região Sul do Brasil.

A grande novidade é que, na última segunda (09), Mezomo lançou o primeiro curso da SFA, a partir de uma Masterclass que foi ao ar no mesmo dia e pode ser assistida na íntegra através deste link. Por isso, o convidamos para compartilhar conosco cinco passos estratégicos importantes para um artista se tornar acima da média.

Colocar a arte acima de tudo

O primeiro passo é o mais essencial e o mais lógico: colocar a arte acima de tudo, investir a maior parte do seu tempo no desenvolvimento das suas habilidades artísticas.

E apesar de ser óbvio, na prática observa-se que muitos jovens artistas ainda não encaram dessa forma, ainda não tomaram o choque de realidade para perceber que viver de arte é uma batalha enorme e exige imensa carga de trabalho, determinação e evolução.

Colocar a Arte acima de tudo vai além de desenvolver a parte técnica. Envolve também cercar-se de criatividade, mesmo no tempo livre buscar estímulos criativos através de conteúdos e materiais sobre nosso cenário e universo artístico. Buscar a imersão, mapear as referências e analisar profundamente suas trajetórias, beber nas fontes de conhecimentos dos grandes que nos inspiram. Assim conseguimos nos manter sempre desenvolvendo o talento artístico e com a criatividade e inspiração afloradas.

Viver os 3 personagens

Que bom seria poder focar só na arte. Desligar-se do “mundo real” e apenas mergulhar no universo artístico e criativo. Afinal, é também por isso que nos tornamos artistas, movidos por esse impulso de escapar do objetivo e buscar refúgio no subjetivo.

Entretanto, o panorama do mundo competitivo e saturado da atualidade simplesmente rechaça essa possibilidade. Os mercados artísticos priorizam cada vez mais aqueles que têm as habilidades para interpretar os três personagens, em detrimento daqueles que dominam apenas a habilidade artística.

O primeiro personagem, o protagonista, é sim o “Artista”. Para criar arte, para expressar a essência, para transmitir sentimentos através da criação artística.

Porém, os outros dois personagens são fundamentais para transformar esse primeiro em um profissional de verdade. O segundo personagem é o Manager, que tem a visão estratégica, que vai transformar a arte em carreira, o talento artístico em negócio, que vai traçar o mapa e buscar maximizar os resultados.

E o terceiro é o Empreendedor, que vai criar estruturas que sustentam a carreira artística, que vai desenvolver alternativas que permitam que o artista continue reinvestindo em si mesmo. Afinal, viver exclusivamente da venda da sua arte é algo extremamente difícil, principalmente para alguém no início da jornada, e o papel do personagem empreendedor é buscar caminhos que tornem a carreira sustentável.

Esses dois últimos podem acabar sendo executados por outras pessoas em certo momento. Mas para o jovem artista, geralmente iniciando sem recursos e sem contatos, essas são figuras distantes, que vão aparecer apenas em um momento posterior da trajetória, geralmente depois que o jovem artista já executou muitos passos da sua jornada por si só.

Fazer o diagnóstico

Os raios-x foram descobertos em 1895 e sua aplicação posterior revolucionou a medicina, porque permitia a ‘visão interior’ do paciente, ampliando imensamente a assertividade do DIAGNÓSTICO e a posterior escolha da SOLUÇÃO CERTEIRA.

Ao desenvolver uma carreira artística, deve-se tomar uma série de decisões, sempre em busca de SOLUÇÕES CERTEIRAS para os dilemas estratégicos que aparecem na trajetória.

Tendo em vista que buscamos essas soluções certeiras, esse alto nível de assertividade nas estratégias de carreira, fica clara a necessidade de um DIAGNÓSTICO bem feito, de uma análise profunda e bem feita sobre o Mercado, sobre o Mundo, sobre as Tendências e sobre nós mesmos.

O artista acima da média precisa fazer o diagnóstico da sua identidade artística, o diagnóstico da sua cena de atuação, o diagnóstico do mundo em que está inserido e para onde ele caminha.

Com essas informações em mãos, ele vai aumentar exponencialmente suas chances de escolher as melhores estratégias e desenvolver SOLUÇÕES CERTEIRAS.

Traçar o mapa

Pra quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve. Toda viagem precisa de um mapa. A gente precisa ter clareza do objetivo final, saber qual o melhor caminho, os recursos que temos disponíveis, para então traçar um mapa de estratégias para alcançar esse objetivo final. Assim é em qualquer jornada na vida, e assim é na carreira artística.

Entretanto, o mapa é diferente de terreno. Somente botando o pé na estrada é que conheceremos na realidade os obstáculos do caminho, os trechos mais sinuosos, e os atalhos mais certeiros. Somente partindo para a execução entenderemos se as estratégias que tomamos estão fazendo sentido, e aí pode ser hora de realinhar a rota.

Girar o ciclo eternamente

Fazer uma vez é fácil. Quem ganha é quem faz sempre. O profissional faz todos os dias aquilo que o amador faz de vez em quando.

Não adianta colocar a arte acima de tudo, viver os três personagens, fazer o diagnóstico, traçar o mapa, mas fazer isso tudo apenas uma vez. Para se tornar um Artista Acima da Média é necessário manter esse ciclo girando eternamente. Fazer o processo repetidas vezes, evoluindo em cada etapa, melhorando continuamente em cada ciclo, caminhando cada vez mais perto de sua visão.

O interessante do conteúdo do Strategy For Artists é que ele é sim muito denso, mas uma vez que você absorve e compreende, vai poder sempre aplicar na sua carreira e nos seus projetos nas diferentes fases da jornada em que você se encontrar!

https://www.strategyforartists.com/

DJ, Produtor, Redator, Libriano e Sonhador. Trance para amar e Techno para dançar, com uma taça de Gin para acompanhar. Onde é o after?

Leia Também:

Agenda

Após uma estreia de sucesso, Vermelho retorna ao Pantera Clube, na Barra Funda, em mais uma edição da Savage. Saiba todos os detalhes. O...

Review

Com uma programação diversificada e participação de 30 DJs, o Gop Tun Festival reuniu amantes da música eletrônica em uma experiência única. No último...

Agenda

Festa Heavy Love vai se derramar pelas terras cariocas, e o local de encontro é em um dos pontos mais icônicos da cidade. Pela primeira vez...

Agenda

Na sexta (03) o produtor musical francês de música eletrônica, Vitalic será atração principal na D-EDGE Rio. Saiba mais detalhes. É praticamente impossível falar de...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | +55 (11) 95973-5793