fbpx

Kaká Franco dá 5 dicas essenciais de mixagem para quem está começando a discotecar

Não é todo dia que caí no seu colo ensinamentos de um dos grandes seletores da música eletrônica alternativa nacional, não é mesmo?kaka franco

por Isabela Junqueira

Considerado um dos mestres da House Music brasileira, Kaká Franco transcende o que o caracteriza como um seletor magistral para ser celebrado, também, como um dos grandes pesquisadores que o gênero musical adquiriu. É como se o Kaká fosse uma espécie de patrimônio histórico da música eletrônica alternativa brasileira — sem exageros.

Incorporando em sua abordagem musical traços que vão do Funk, passando pelo Jazz e Soul, Franco estabeleceu uma linha sonora inerente ao House, mas que se abre para beber de incontáveis fontes referenciais que lhe rendem não só carga musical, mas a exploração e a ampliação de técnicas. Boiler Room, D-Edge, O Mato, Sharp Movement, Sounds In A City, Surreal Park, Terraza e Warung Beach Club são apenas algumas das marcas que o DJ organicamente incorporou ao currículo.

Com tamanha expressividade, certamente Kaká tem muito ensinamentos para garantir a maestria na mixagem, seja para quem está dando os primeiros passos ou para quem se abra para ouvir as orientações de uma lenda. Por isso, convidamos o DJ para dar cinco dicas essenciais de mixagem. Lá vai:

Sintonia com a música

Esse é o grande momento do DJ, concentre-se bastante no que está fazendo, mas deixe o ritmo tomar conta do seu corpo. Tente destravar um pouco da contagem de beats e sinta o compasso musical, tudo sairá mais natural.

Posição do fone

Procure usar o fone na cabeça de uma forma que você possua o máximo de tempo com as mãos livres, isso facilitará com que as coisas aconteçam simultaneamente, como por exemplo o corte de uma frequência com o ajuste de Pitch.

Evite o front antes da gig

Evite ficar na frente do PA antes de subir na cabine, o volume e pressão de som na pista, pode atrapalhar um pouco quando você sobe na cabine, o retorno da cabine soa diferente e aquela sensação de se acostumar com o som do dj booth pode levar um pouco mais de tempo.

Cuidados com o volume do headset

Crie o hábito de zerar o volume do fone e vá subindo até ficar agradável, muitas vezes esse simples fato fará com que você utilize menos volume e perceba melhor a sincronização das músicas, também aumentará muito a vida útil dos alto-falantes do seu fone.

Sem dedo no cue errado

Toda vez que for mexer em algum deck, certifique-se que está mexendo no deck de pré escuta, erros como apertar o cue ou retirar a agulha de um deck que está aberto para a pista são muito comuns.

Dica bônus

respeite o técnico de som, se possível combine com ele de baixar os ganhos e volume de Master e ele compensar na mesa de som, muitos mixers quando estão sempre no vermelho, tendem a cortar ondas e volume, já vi casos em que o mixer cortou o volume do retorno e o dj perdeu a referência de escuta.