Descubra: DJ Kid

Flutuando entre o House e o Afro House, DJ Kid quer ser reconhecido como uma figura que inspira outras pessoas. Saiba mais sobre o artista.

DJ Kid

Já falamos algumas vezes sobre DJ Kid por aqui, mas hoje vamos nos aprofundar na história pessoal e profissional de Daniel C. Siriteanu, para entender de fato como tem sido sua jornada na música, jornada essa que já dura algumas décadas.

Nascido na Europa Oriental em janeiro de 1977, pode-se dizer que ele encontrou na música, ainda na adolescência, sua fuga. Isso porque logo aos 15 anos, ele começou trabalhando em uma estação de rádio local fazendo cafés, experiência que, segundo ele, foi transformadora. Na época, o cenário pós-comunista do seu país o motivou a buscar na música eletrônica um refúgio e uma maneira de reimaginar a realidade.

No final dos anos 1990, DJ KID já era um nome mais presente na cena local, apresentando-se regularmente em clubes como o Cocktail Club e o Number1 Club. Mas foi em 2000 que sua vida tomou um novo rumo. Ele mudou-se para Florença, na Itália, e se dedicou aos estudos enquanto traçava um paralelo entre música e moda. Foi lá que nasceu sua marca, Katian, uma boutique de roupas de couro no centro de Florença criada ao lado de sua esposa, espaço onde dão vidas a peças super estilosas — inclusive, ele gosta de pensar que sua música é tão estilosa quanto suas coleções.

Apesar disso, a música sempre esteve presente em sua vida. Hoje ele faz parte da equipe da Beach Radio UK onde apresenta três programas semanais que refletem em parte o seu DNA musical: uma mistura entre Afro House e House Music. Essa conexão com a música africana, aliás, permeia grande parte de sua obra, evidente em lançamentos como ‘Vuka’, ‘Kunini’ e tantas outras faixas. Para ele, essa conexão com o Afro House é uma forma de homenagear as vozes e culturas que o inspiram.

Mas nessa história, é preciso fazer menção a uma gravadora que têm apoiado por completo suas ideias e criações: a Adesso Music, de Junior Jack. A relação entre o artista e o selo se consolidou por meio de uma série de lançamentos que chegaram desde 2023. A estreia aconteceu com ‘Sirens’, depois veio ‘Promises’, seguida de ‘Connected’ e ‘You And I’, algumas recebendo vários remixes interessantes de nomes como Jochem Hamerling, SUNANA e Giorgio Basseti.

Essas tracks foram responsáveis por pavimentar o caminho até o lançamento da mais recente ‘SO(u)NDER’, que diferente dos trabalhos citados acima, mergulha em uma sonoridade mais sombria, inspirada no synthwave dos anos 1990 e com um toque melódico que remete a ícones como Depeche Mode, junto de linhas de baixo impactantes que dão vida a paisagens sonoras hipnóticas.

Toda essa dedicação até aqui tem feito ele ver suas produções ganharem espaço ao lado de artistas importantes, inclusive nas playlists de Black Coffee, alguém que ele considera como uma de suas grandes inspirações. Agora, DJ KID se prepara para uma nova fase, incluindo o desenvolvimento de uma trilha sonora para uma produção da Netflix, além de novas collabs ao longo do ano.