fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Editorial

ADE finaliza retorno triunfal do mercado de música eletrônica na cena do entretenimento

A edição do ADE, Amsterdam Dance Event, deste ano marca a conclusão de um retorno impactante no mercado do entretenimento.

Por JP Extasié

ADE 2022

Amsterdam Dance Event, 2022 (Kapaphotography)

Durante este ano de 2022, tivemos o retorno da maior conferência de música eletrônica do mundo, o Amsterdam Dance Event, que rolou entre os dias 19 e 23 de Outubro e nós da Beat for Beat estávamos presentes para acompanhar bem de pertinho tudo o que aconteceu durante estes dias. Quem nos acompanha no Instagram conseguiu vivenciar em tempo real onde estávamos e quais os painéis e locais que visitamos durante a conferência, mas caso você tenha perdido esta maratona de conteúdo, está aqui um resumo.

Se você nunca esteve em Amsterdã, capital da Holanda, com certeza você não se arrependerá em poder visitá-la um dia, ainda mais em tempos de ADE. A cidade funciona muito bem durante o evento e facilmente você consegue se locomover a pé, de bike ou de uber/táxi. Traçar um plano é importante, neste link do evento, são colocados os horários e endereços de cada palestra. Você também pode se cadastrar aqui para receber as novidades para o próximo ADE, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de outubro de 2023.

ADE 2022

Amsterdam Dance Event, 2022 (Kapaphotography)

Fizemos um percurso de palestras buscando informações como novas tendências de mercado na parte da comunicação, crescimento, branding, carreira, plataformas de streaming e redes sociais, como o TikTok.

No painel que participamos sobre o TikTok, obtivemos ótimas informações, incluindo a marcante frase: “O poder do áudio no TikTok dá força para o mercado da música“. Foi estatisticamente comprovado que 88% dos usuários da plataforma dizem que o áudio faz total diferença quando o assunto é experiência no aplicativo. Um terço dos artistas que estouraram na rede social em 2020/2021 fecharam com grandes gravadoas devido os conteúdos virais e suas músicas.

O TikTok quer que você tenha mais visualizações e não mais seguidores. A plataforma funciona impulsionando conteúdos criativos para serem visualizados e compartilhados. Podemos começar a abandonar mitos como:
– É um aplicativo de dancinha e dublagem.
– O vídeo tem que ser engraçado.
– Você tem que postar três vezes por dia.
– Tik Tok é só para música Pop.
– E a mais conhecida de todas… que é feito para crianças.

ADE 2022

Amsterdam Dance Event, 2022 (Kapaphotography)

Outro painel muito interessante que fomos foi “O que há de especial no marketing direto para os fãs” com Delron Delgado (Dirtybird) e Will Spencer (Music Glue). Pudermos compreender que conectar a sua música com a sua imagem não é uma tarefa fácil e isto é um trabalho que é construído ao longo dos anos. Por isso, ter bem definido quem você é, o que você faz e como passará tudo isso para a audiência será um grande diferencial para conquistar mais identificação com os fãs. Conhecer a si mesmo e saber bem seus pontos fortes é prioridade. Não precisa estar em todas as redes e fazer tudo ao mesmo tempo, mas vale focar no que se é bom e em como se aprimorar cada vez mais.

O branding, a marca e o impacto que ela causa é uma preocupação de todos. Esses foram temas de muitas palestras interessantes, uma delas foi da Lofi Fruits Music. Gravadora de Lo-fi de sucesso com 3 milhões de ouvintes no Spotify e atualmente 637k seguidores no Instagram. Basta entrar em suas redes para entender o poder do branding.

O Brasil também esteve nos holofotes da música eletrônica neste ano, em uma palestra com nossos representantes Sandro Horta (Buzz Management), Pontifexx e NUZB, que bateram um papo com Steven Hiemstra (STMPD RCRDS) e Chris Bailey. Ainda teve uma menção ao grandioso Vintage Culture, “Um dos grandes marcos do Brasil na música eletrônica é o barulho que Lukas Ruiz tem feito mundo afora”. Conectamos o poder do branding de Vintage Culture e de seu posicionamento no mundo, um ótimo trabalho realizado ao longo dos anos para construir uma marca forte, sólida e com alto poder de influência.

ADE 2022

Amsterdam Dance Event, 2022 (Kapaphotography)

O Amsterdam Dance Event é sem dúvidas aquela grande e tão sonhada experiência para todo grande profissional da música eletrônica. Todo grande amante do gênero também precisa viver essa experiência de imersão no cenário global da dance music, afinal, conhecimento e networking com DJs, produtores, festivais, agências e profissionais sempre rendem bons negócios e muitas histórias para contar.

Quer saber mais sobre como foi nossa cobertura no ADE? Acesse o destaque em nosso Instagram.

Autor

Leia Também:

Mainstage

O festival de música eletrônica Só Track Boa volta a Belo Horizonte para nova edição, agora em novo local, nova identidade visual e com...

Mainstage

Greenvalley, Laroc, Surreal Park, Warung e D-Edge aparecem na lista de top 100 clubs 2024 da DJ Mag. Conheça as colocações. Nesta última terça-feira,...

Lançamentos

DUH PROJECT alcançou três ranqueamentos nos charts do Beatport com EP que mistura Progressive House, Afro House e Melodic Techno. Ouça agora. O DJ...

Editorial

Viva Beach Club acaba de iniciar suas atividades na Praia Brava, em Itajaí/SC, trazendo a vibe de um beach club com cardápio sofisticado. A...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | +55 (11) 95973-5793