BATEKOO, coletivo com 10 anos de existência e uma série de proposições culturais bem-sucedidas, segue movimentando a cena global. Saiba mais.
A BATEKOO, maior plataforma e festival dedicado ao entretenimento, cultura e educação por e para a comunidade negra e LGBTQIAPN+ do Brasil, caminha para o encerramento de sua terceira turnê pela Europa. A agenda, destacada em Portugal, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Suíça e Alemanha, marca a celebração de 10 anos de existência e um momento crucial de expansão e construção de marca fora do Brasil, levando a energia e a experiência autêntica do coletivo para a diáspora em outros países.
O público europeu, a partir dessa circulação, tem a oportunidade de acessar sonoridades que vão além do mainstream, apoiadas por um radar cultural diversificado. A programação mergulha no funk carioca, funk paulista, bregafunk e pagodão baiano, além de outros gêneros negros como amapiano, hip hop, rap, trap, kuduro e afrobeats.
Entre as atrações estão Freshprincedabahia e Mirands, além de performances ao vivo de Cris Masca. “É muito importante para nós, enquanto coletivo que visa difundir a cultura preta e periférica brasileira e da diáspora, estar nesse momento de turnê, continuando a divulgar ritmos brasileiros que estão sendo reconhecidos cada dia mais no exterior. De fato, não existe no mundo uma noite como a do Brasil, então gostamos de trazer um pouco dessa experiência no palco tanto visualmente como musicalmente”, destaca Mirands, DJ e ex-Masterchef.
Os próximos passos da BATEKOO incluem continuar expandindo seu alcance, levando suas festas para outras partes do mundo e criando ainda mais atividades que conectem e garantam entretenimento de qualidade e com propósito.
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Sobre o BATEKOO
Movimento periférico que prega o respeito pelo ser humano em suas mais variadas distinções, a BATEKOO foi criada em Salvador em dezembro de 2014 por Mauricio Sacramento e Wesley Miranda. “Era uma festa de aniversário e despedida de Wesley, que estava de mudança para São Paulo”, lembra Marcela Ramos, uma das integrantes do coletivo. “Depois da primeira edição, que foi um sucesso, eles decidiram aprimorar o projeto, estudando as pautas e se adequando às necessidades do nosso público-alvo”.
Atualmente, o principal objetivo da BATEKOO é divulgar a produção cultural da juventude urbana brasileira dentro e fora do País. “Sempre com foco nas pessoas negras e LGBT”, reforça Marcela. “Também divulgamos conhecimentos sobre a diáspora africana, estabelecendo assim um diálogo entre passado e presente para que sejam pensados possíveis futuros de maneira estratégica, visibilizando agentes antes marginalizados.”