fbpx

Berlim fará investimento público aos clubs da cidade

Os políticos de Berlim, capital da Alemanha, incentivarão o Techno na cidade com um investimento público de insonorização. 

Berlim

A medida que a influência da música eletrônica continua abrindo caminhos para uma cultura dominante, as casas noturnas e os festivais tornaram-se grande foco para a política, muitas das vezes de forma negativa. Com todos os empecilhos, por exemplo, em Miami, na tentativa de proibir o Ultra Music Festival no Bayfront Park, muitas vezes fica difícil argumentar contra o dinheiro. Milhões de dólares em receitas fiscais e atividades turísticas geradas por grandes eventos do gênero não são fáceis de serem ignorados. Pelo menos nesta briga de gato e rato parece que há uma luz no fim do túnel. Berlim está nadando contra toda esta maré.

Georg Koessler, aprovou o apoio de dinheiro público para suporte da cultura Techno de Berlim. Com o super club Berghain hospedando uma festa de fim de ano com mais de 60 horas e muitos outros evento acontecendo na cidade, a importância do Techno para Berlim fica óbvia aos olhos de quem quer ou até quem não quer ver.

Tais clubs e eventos não criam apenas uma atmosfera festiva para a capital, mas também geram empregos diretos e indiretos, receita tributável e uma cultura inegavelmente única para o município. Os políticos de Berlim, tanto da esquerda quanto da direita, andam concordando com isso, e, parece que chegou a hora do governo de Berlim devolver à vida noturna uma parcela de tal contribuição, com um plano de investimento de nada mais, nada menos que um milhão de euros para projetos de insonorização, que já está em andamento.

Espera-se que tais investimentos públicos sejam tão produtivos quanto as autoridades de Berlim esperam, o que poderia sinalizar também uma mudança na opinião pública em torno de atividades de clubs e festivais ao redor da Europa e do mundo. Talvez em breve, possamos ver mais tais iniciativas espalhadas por aí, de modo que cumpram um diálogo mais aberto de cooperação entre as cidades que sediam eventos e a comunidade da vida noturna e da música eletrônica.