fbpx

BRUO, de Craca Beat e Rodrigo Bragança, estreia no MARTE Festival

O festival, que recebe o duo BRUO, acontece em Ouro Preto, vai além da música e traz mesas, debates e uma curadoria de ponta. Saiba mais.

BRUO

por Mia Lunis 

Após o sucesso com o Projeto Axial, banda precursora do Creative Commons no Brasil, liderado pela vocalista Sandra-X, Craca Beat e Rodrigo Bragança  se reencontraram para reviver o projeto BRUO.

O BRUO já é familiar ao público desde 2023, quando lançou seu álbum homônimo, produzido em 2019 durante a pandemia, em sessões de improvisação e experimentação no estúdio de Bragança. A obra, que também teve sete faixas originais lançadas em vinil, incluiu remixes de peso de nomes como Gui Boratto, L_cio e Bosquemar, e foi lançada pelo selo alemão The Magic Movement.

Reafirmando a proposta autêntica do projeto, os artistas entregam base com uma musicalidade envolta na Ambient Music, Glitch e Eletrônica, resultando em uma arte imersiva que contempla homem e máquina. Indo além da música, com instalações de arte e obras geradas por IA, a dupla faz sua aguardada estreia em um festival que se entrelaça com a sua influência, o MARTE Festival, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

A partir de um diálogo entre o histórico e o atual, o MARTE Festival propõe mais uma vez o debate e a prática da cultura contemporânea na produção cultural envolvendo arte e tecnologia. O Projeto realizará conferências, assim como a circulação de artistas e pesquisas que tenham a tecnologia como a principal ferramenta de criação, transformação e comunicação e os resultados destas experiências visando sempre a busca pela inovação”, explica um comunicado do festival.

Nos anos anteriores, a iniciativa trouxe nomes como Vhoor, Luiza Lian, Tuyo, Edgar, Tulipa Ruiz, e ocupou locais históricos com palcos na Praça Tiradentes e Casa Ópera, onde o BRUO irá se apresentar no dia 26, às 21h. Desta vez, além do show do BRUO, o festival traz a performance de Vladimir Safatle e Fabiana Lian, o videomapping de de Rafael Cançado com o HOMEM GAIOLA, intervenções sonoras e visuais de Pedra Branca e muito mais.

A programação completa já está disponível no site. Vale a pena conferir.

Siga BRUO no Instagram.