O Burning Man 2020 foi cancelado devido ao surto de COVID-19, mas a organização já está preparando um evento virtual para seus espectadores.
Infelizmente e pela saúde geral da nação o Burning Man, um dos festivais culturais mais renomados no planeta, sucumbiu e aceito o cancelamento de sua próxima edição, que aconteceria entre fim de Agosto e início de Setembro, em Black Rock City, no estado americano de Nevada. Em anúncio oficial o Burning Man comenta sobre o caso:
“Após muita escuta, discussão e uma consideração cuidadosa, tomamos a difícil decisão de não construir a Black Rock City em 2020. Dada a dolorosa realidade do COVID-19, um dos maiores desafios globais de nossas vidas. Acreditamos que esse é o caminho certo, a coisa certa a se fazer. Sim, estamos de coração partido tanto quanto você está. Em 2020 precisamos de conexão e intermediação humana mais do que nunca, mas a saúde pública e o bem estar dos nossos participantes, funcionários e vizinhos em Nevada são nossas maiores prioridades.”
Após o cancelamento já previsto, como alternativa ao evento originalmente planejado no deserto, haverá uma representação virtual adequada ao tema deste ano, o “Multiverso“. A ideia é recriar Black Rock City online, com aproximadamente 100 mil usuários, para compartilhar propostas, ideias e prazeres, além de fazer uma simbólica queima do homem virtual. Maiores informações sobre o projeto virtual ainda não foram disponibilizadas.