CALVES amplifica sua visão de cena e som através da SONORUM

CALVES é uma das mentes responsáveis pela SONORUM, que traz um groove urbano irresistível, capaz de mudar a cena da música eletrônica.

calves

César Alessandro Alves, ou apenas CALVES, tem vivido um momento de reinvenção. Se antes era seu groove com um toque das ruas que chamava atenção, trazendo uma mistura de tech house com influências de nu metal, funk, soul, jazz e hip-hop, agora o destaque é também seu olhar coletivo. A mesma mente que apresenta produções refinadas, hoje também é responsável por desenhar estratégias, line-ups e novos caminhos para a música eletrônica curitibana com a SONORUM.

Mas antes, é importante lembrar de onde tudo começou: a relação de CALVES com a produção musical teve início como hobby em 2014 e só foi se profissionalizar em 2022. Desde então, uma trajetória marcada por lançamentos de impacto em selos como LouLou Records, Smiley Tiger (sublabel da Bunny Tiger), DIRTYBIRD e Black Lizard Records. Uma das maiores conquistas veio com ‘Dangerous’, faixa que entrou para a prestigiada coletânea ‘The Best of LouLou Records 2024′. Um feito simbólico que encerrou o ano de 2024 como um divisor de águas na sua carreira.

Já 2025 começou diferente. Mais colaborativo. Mais plural. “Esse ano tem sido sobre troca”, conta CALVES. E não é só uma fala bonita: são colaborações de peso com nomes como Nytron, Arthur Martinelli, Lucci Minati e os parceiros de SONORUM — Kranz e Guimma — cuja track em conjunto foi lançada agora em abril pela sublabel da House of Hustle. A estética de CALVES continua ali, intacta, com batidas precisas, atmosfera urbana e uma linguagem sonora própria, que agora, é compartilhada.

calves

É desse espírito colaborativo que nasceu a SONORUM — coletivo formado por CALVES (Cesar Alves), Kranz (João Kranz), Guimma (Vinicius Guimarães), Shima (Joel Smielevski), Mvri (Murilo Santos) e Spiler (Cristian Spieler). A proposta é romper com a lógica de grupinhos, as famosas “panelas”, e abrir espaço para quem quer e precisa ser ouvido.

“A gente sabia que não bastava criar uma festa onde só nós tocássemos. Precisávamos criar pontes. Dar palco também pra quem tá começando, pra quem não tem as mesmas conexões”, explica CALVES.

Desde sua estreia em setembro de 2024 no Supafine Bar, a SONORUM tem ganhado território e respeito. Recentemente, recebeu Caique Carvalho como headliner e agora prepara sua próxima edição no Estúdio Mixar (anexo ao Park Art) no dia 24/05 — uma noite que promete pertencimento.

Além das edições principais, CALVES também idealizou a série SONORUM Invites, que após sua ideia inicial, foi aprimorada em conjunto com o coletivo. O projeto tem o formato onde apenas um integrante do coletivo assina a noite, dividindo o palco com nomes convidados. A repercussão foi imediata, tanto na descoberta de novos talentos quanto na aproximação com entidades como a AIMEC Curitiba e o Park Art, que hoje são apoiadores diretos do núcleo.

Mesmo sendo um dos pontos de conexão entre ideias, espaços e calendários da SONORUM, CALVES reforça que tudo nasce do coletivo – aqui, não existem hierarquias, só vozes que se somam e as decisões são sempre em conjunto. “Se alguém decide algo que afeta o todo, o todo precisa estar envolvido. Só assim a gente se mantém fiel ao que a SONORUM representa.”

Enquanto os lançamentos seguem pulsando — com suporte de artistas como Idris Elba, Sharam Jey e Loulou Players —, a energia criativa de CALVES encontra agora novas formas de se manifestar: entre reuniões de planejamento, flyers em amarelo e preto, curadorias afiadas e batidas que continuam ecoando as ruas de Curitiba com o mesmo vigor de sempre.

Mas talvez o grande trunfo dessa fase seja justamente esse: mostrar que, na cena eletrônica, há espaço para ser várias coisas ao mesmo tempo, desde que o groove seja verdadeiro.