fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Review

Aufklärung: Iluminação pelas sombras por Carlos Bucci

O techno sisudo, conceitual e pesado de Carlos Bucci, presente no EP ‘Aufklärung’, se contrapõe aos dias difíceis que estamos vivendo.

Carlos Bucci

Por Lau Ferreira

O movimento iluminista foi um dos pontos de virada mais importantes da história da humanidade. Foi quando dogmas religiosos, verdades pré-estabelecidas e estruturas de poder passaram a ser questionados com base no pensamento racional. O século XVIII, portanto, marca a era em que a razão passou a ser a autoridade judiciária universal, o que foi fundamental para um progresso profundo nas mais diversas áreas — incluindo direitos humanos e liberdades individuais, partindo de um passado recente em que “bruxas” eram perseguidas e queimadas, e monarcas eram vistos como representantes divinos, com direitos acima dos demais.

No Brasil, guardadas as devidas proporções, estamos vivendo uma espécie de era pré-iluminista, em que para muitos — autoridades e cidadãos comuns — o pensamento científico perdeu valor em detrimentos a mitos, dogmas, pós-verdades e um bizarro fetichismo por submissão a líderes pretensamente messiânicos.

Ser estúpido e desprezar a integridade do vizinho virou pré-requisito para aceitação em determinados grupos; negar a realidade evidente, desobedecer o bom-senso e a lógica tornou-se virtuoso; perseguir e condenar as “bruxas” contemporâneas voltou a estar na moda; e fazer o básico para preservar a vida (própria e dos seus semelhantes) e combater um vírus perigoso tornou-se quase um ato de resistência. São, de fato, tempos sombrios, que precisam de iluminação.

Em alemão, Iluminismo é ‘Aufklärung‘, nome do novo EP do DJ e produtor catarinense Carlos Bucci, que traz seis faixas de techno sisudo — bem no estilo germânico —, por vezes ácido, como na primeira track, ‘808Ácido‘; por outras, mais dark e claustrofóbico, como em ‘Night Shift‘; ou de pegada industrial, a exemplo de ‘Poder’. ‘Rasper’ e ‘Transition of Hunger’, por sua vez, são as obras mais ravers do pacote, ao mesmo tempo em que hipnóticas e perturbadoras.

Aufklärung‘ foi lançado via Konsep Records no começo de março e está disponível desde o dia 16 em todas as plataformas e você pode comprar no Beatport.

É um disco que não é fácil de ser ouvido e assimilado para quem não está acostumado com a proposta, que requer mais do que uma simples audição para ser devidamente absorvido e compreendido e que contrasta bem com o zeitgeist (para usarmos outro termo alemão) da atualidade. Arte e conceito para iluminar as trevas, mesmo que sob um formato estético sombrio; reflexão e racionalidade para as pistas de dança, que encontram-se interditadas indefinidamente — até podermos contemplar alguma luz no fim de um túnel que mostra-se cada vez mais longo.

A ironia final, quase imperceptível: o projeto foi viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc Lei (n°14.017/2020), em Blumenau; uma resposta necessária (ainda que paliativa) para alimentar a barriga dos artistas que estão praticamente impedidos de performar desde que a chaga dos últimos 12 meses se instaurou nas vísceras da nossa sociedade. Nada mais será como antes — escolheremos o caminho da luz ou o caminho das trevas?

DJ, Produtor, Redator, Libriano e Sonhador. Trance para amar e Techno para dançar, com uma taça de Gin para acompanhar. Onde é o after?

Leia Também:

Lançamentos

Portto explora arranjos dinâmicos, linhas percussivas e uma atmosfera romântica para a faixa que abre o seu catálogo em 2024. Nicolle Prado Portto abre...

Lançamentos

‘Afterglow’, nova música de Collinss, é um convite para explorar o próprio eu e para se conectar com as emoções mais profundas. Escute agora....

Lançamentos

Parceiro do Beat for Beat, a Groover é um celeiro de grandes artistas e por isso, separamos Stephen Hanlon e alguns destaques da plataforma....

Lançamentos

Unindo forças mais uma vez, Patrick Coles e Alboa apresentam o novo single, ‘Break A Sweat’, disponível nas plataformas digitais. A dupla dinâmica da...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | +55 (11) 95973-5793