A Artefact, também apelidada de rave radioativa, fez sua estreia na histórica cidade de Chernobyl, Ucrânia. Saiba como aconteceu o evento.

Certamente você deve se lembrar de Chernobyl, cidade da Ucrânia, local da catástrofe nuclear mundial, retratada nos livros de história moderna por todo o planeta, agora realizará sua primeira ‘rave’ e exposição de arte, que será o primeiro evento cultural realizado no espaço desde o desastre ocorrido.
Às 1:23 da manhã de 26 de abril de 1986, uma oscilação de energia interrompeu um teste de rotina dos sistemas e o reator de Chernobyl número 4 entrou em colapso total. Em seguida, uma explosão perfurou o teto de 450 toneladas do reator. Logo após a sgeunda explosão, uma nuvem de fumaça tóxica invadiu a atmosfera de toda a cidade. O material radioativo que foi liberado do reator de Chernobyl foi 400 vezes maior do que a precipitação combinada sobre Hiroshima e Nagasaki durante a segunda guerra mundial, Causando 4.000 mortes de imediato e espalhando a radiação liberada até a Irlanda.

Voltando para a atualida, Chernobyl é uma zona turística do país, recebendo aproximadamente 20.000 visitantes por ano. O local é um prato cheio para quem curte festas em lugares misteriosos e históricos, bem como abandonados. ‘A Zona’, como é chamada Chernobyl, já foi o lar de 120 mil pessoas, atualmente a população é de menos de mil, que continuam na cidade desde que o fato ocorreu.

O ‘Artefact’ teve música, painéis de LED, que desempenharam um papel interativo com parte da infra-estrutura da antiga cidade, soldados, já que a área ainda prossegue protegida pelos militares e alguns loucos que decidiram enfrentar todo o peso do local para curtir um pouquinho tal evento.

Em uma coletiva de imprensa realizada não muito distante do reator nuclear, Valery Korshunov, organizador do evento, disse aos repórteres que a Artefact está prestes a reinventar Chernobyl, também comentando que o evento tem como objetivo destacar os perigos de notícias falsas, sugerindo a tentativa da União Soviética de encobrir o desastre:
“Todas as pessoas do mundo conheciam este lugar por uma tragédia. Mas fizemos de Chernobyl menos prejudicial para o meio ambiente. Nós estamos seguros. Viemos aqui para mudar a história de Chernobyl.”

A estreia certamente foi um sucesso para quem planejava até menos espectadores. Chernobyl viu um aumento no turismo desde que uma operação de limpeza foi declarada completa em maio. Ironicamente, a radiação mortal que antes mantinha as pessoas longe do local misterioso é agora o seu maior ponto de venda: o centro de informações turísticas de Chernobyl oferece uma ampla variedade de mercadorias, incluindo camisetas, imãs de geladeira, máscaras de gás e até trajes nucleares.