Promovendo trocas criativas entre profissionais mulheres, o projeto audiovisual Closer, de Eli Iwasa, no estreia em dezembro no Warung.
“Closer”. Em livre tradução: “mais próximo”. Duas palavras que juntas podem conter uma série de interpretações, ainda mais após um longo período cujo oposto predominou. Surgiram necessidades e a de estarmos próximos — nestes tantos sentidos — certamente foi uma das mais latentes. No dia 28 de dezembro, Eli Iwasa – que está concorrendo pela terceira vez ao prêmio WME na categoria DJ (para votar clique aqui) – junto de Bruna Isumavut e Priscila Prestes apresentam oficialmente o projeto audiovisual Closer.
A iniciativa movida a três forças principais, emerge do antigo desejo de criar uma noite itinerante com direção musical por Eli Iwasa, que receberá uma artista convidada a cada apresentação, passando por diferentes regiões do país. Com estreia programada para acontecer no palco do Warung Beach Club, exclusivamente para a data debut Iwasa receberá um line-up amplo composto por Due (DJ, produtora e promessa nacional), Kelly Moreira (vencedora do concurso de masterclass de Eli do W School) e Victoria Engel (Argentina).
“Vamos estrear no Warung num dia especial, e então rodar o Brasil com o Closer, onde sempre receberei uma convidada para tocarmos juntas em uma noite imersiva. O objetivo é criar um espaço para aproximar profissionais mulheres, desde o conceito artístico à execução, e também um desafio para sairmos de nossas zonas de conforto, trilhando caminhos novos em nossas carreiras”, conta Eli.
O objetivo central de Closer é promover um profundo mergulho em seus universos musicais traduzidos através dos formatos de all night long e long sets.
O trabalho visual da light designer Bruna veio para fornecer a ambiência visual marcante e inovadora, prestando homenagem através de referências às pioneiras Mary Hallock-Greenwalt – conhecida como primeira mulher a manipular simultaneamente luz e som, há mais de 100 anos – e Loie Fuller, uma das primeiras iluminadoras da história.
Greenwalt afirmava que as luzes são ótimas ferramentas para expressar as emoções humanas, bem como aumentar a imersão na música e dança. Dessa forma, a imersão foi gerada a partir do uso estratégico de espelhos, projeções de conteúdo visual áudio-reativo, enquanto a composição de palco foi feita com equipamentos e técnicas analógicas — retiradas do espectro das artes cênicas — remetendo à iluminação clássica pretendida.
O nome emerge a partir de um apanhado de palavras que, somadas, formam a espinha dorsal de Closer: em primeiro lugar, a “proximidade” tão desejada após quase dois anos em isolamento social. Mas também o propósito de dividir espaços de forma igualitária e segura, fortalecer relações e criar pontes.
SERVIÇO
Closer
Estreia: Warung Beach Club
Data: 28 de dezembro
Line-up: Eli Iwasa, Due, Kelly Moreira, e Victoria Engel.