fbpx

Conheça os ritmos cubanos do EP Cuba, Get Physical!

A Get Physical vem buscando brilhantemente levantar a conscientização das cenas eletrônicas ao redor do globo, a renomada gravadora tem lançado um trabalho esplêndido que enriquece o público culturalmente e socialmente. A label abrange o leque de diversidade trazendo artistas locais de cantos distintos pelo mundo, como Croácia, Berlim, Detroit, África, Índia e agora Cuba! Nesse novo capítulo a gravadora contou com a curadoria do duo PAUZA, o EP “Cuba, Get Physical!” – Além da dupla, a obra conta com a participação de nomes como Okanan, Kike Wolf e Joan Coffigny.

https://www.instagram.com/p/ClZSihvItXO/

Lançada uma semana antes com um remix de Monkey Safari, a faixa “Caliente” das produtoras Paula Fernandez e Zahira Sanchez do duo PAUZA, traz a participação mais que especial e necessária da cantora cubana Arema Arega. Nas palavras de Paula e Zahira: “Nossa música representa como vivemos todos os dias em Cuba; é um estilo de vida ao qual queremos atribuir nossa sonoridade.”

E é exatamente isso que sentimos ao escutar a faixa, que traz em síntese a experiência quente e receptiva de Havana. Com elementos de House Music com o pé no Jazz contemporâneo e o vocal incomparável de Arema, o público recebe uma viagem para Cuba de olhos fechados.

Cuba é House, é ritmo, progresso, cor e beleza, entrelaçando a essência das festas nas noites calorosas de lá, Okanan trouxe uma percussão tilintante mesclada com uma linha de baixo robusta e sofisticada, dentre vozes que nos guiam pela jornada sonora de “Asere”. Asere em Nyanja ou Chewa, uma língua bantu falada na África Austral, Zâmbia e Moçambique significa: apagar, anular, abolir e nos lembra o por que a diversidade se faz tão importante desde sempre. Okanan trouxe algo que vai além das pistas de dança e conta a história de toda uma geração em uma faixa rica em cultura e movimento.

Enrique Maresma, também conhecido como Kike Wolf, iniciou-se na música gravando fitas cassetes aos 9 anos de idade, se relacionou? A história de Kike ganhou força e proporção quando o DJ e produtor e um dos fundadores do movimento do acid techno, lançou um EP pela gigante Sincopat, sendo o primeiro artista cubano a lançar pela gravadora. Com synths efervescentes, bateria africana e um toque latino irresistível, Kike entrega “Tropical Interference”, enaltecendo o compasso dominante de Cuba.

Joan Coffigny, de Havana, é uma força chave na cena com créditos em gravadoras como Confederation Records e Roland Ultra. No melhor estilo Kinky House, o produtor entrega a faixa “Roots” que mistura padrões percussivos ricos e dispersos com cantos em espanhol, que trazem cor e emoção com uma sensação ensolarada para qualquer set. Cuba, Get Physical! escolheu os amantes do groove, da noite e da dança para compor este capítulo e quem ganha é o público, com uma obra lapidada que brilhará por todas as pistas.