Apaixonado por teclas, melodias, grooves e bons vocais, você também se identifica com tudo isso? Então precisa conhecer o DJ, produtor e instrumentista paulistano, Ignacio.
Há 4 anos, o artista segue explorando possibilidades com suas apresentações em formato live set. Com o intuito de compartilhar com o público o seu sentimento de amor a House Music traz consigo influências de Jazz e música popular brasileira em composições autorais e altamente dançantes
Ignácio é residente da festa independente Mond e está conquistando cada vez mais espaço e notoriedade na cena musical graças as suas habilidades técnicas. Em sua jornada, já passou pelas cabines da e tocou em outras cidades fora do estado de São Paulo, mostrando muito talento a cada apresentação. Para sabermos mais detalhes desse artista em plena ascensão, conversamos com ele nessa entrevista exclusiva. Confira:
B4B – Olá, Ignacio, tudo bem? Obrigada por conversar conosco. Vamos falar sobre seu início de carreira, quando percebeu que queria trabalhar com música?
Ignacio: Oioi! Tudo ótimo, que que agradeço! Eu comecei há pouco no mundo da música eletrônica. Eu tocava um pouco de piano de criança, mas só de brincadeira mesmo. Lá pra 2015 eu tive os primeiros contatos com e com esse universo e com apresentações de Live Act e a partir daí comecei eu fiquei fascinado e comecei a cogitar construir algo. Lá pra 2018/19 eu fui criando coragem pra me jogar mais a fundo. Agora não tem volta 🙂
B4B – Como você define sua identidade sonora?
Ignacio: Acho que música pra dançar eu acho. Minhas referências musicais são muita house, muita coisa com piano, brasilidades, umas coisas de jazz. O que eu produzo acaba sendo uma mistura disso tudo.
B4B – Quais são suas maiores influências artísticas, seja na música eletrônica e fora dela?
Ignacio: Do universo eletrônico eu diria que o Zopelar e Laércio. Hoje são pessoas próximas, mas aprendo demais ouvindo e vendo eles tocarem. Principalmente pensando na parte de live. De brasilidades eu vou dizer Tom Jobim. Foi por conta dos pianos dele que eu comecei a entrar nesse mundo.
B4B – Compartilha um pouco sobre como você prepara suas lives? E como fica o improviso nessas horas?
Ignacio: Isso foi algo que foi mudando à medida que fui me apresentando. Foi bem legal esse processo inclusive. Hoje basicamente minha live é dividida em um grupo de canais de áudios e outro de canais de instrumentos (midi). Na parte de áudio o que eu trago gravado das músicas que estão produzidas e nessas músicas tem algumas coisas que eu vou tocar ao vivo no piano. Além disso, gosto muito de ir improvisando e criando coisas na hora. Uso o grupo dos midis para ir montando umas progressões de acordes, loopando os instrumentos e fazendo uns solinhos por cima. Vou misturando e me divertindo.
B4B – O que você quer que o público sinta em suas apresentações?
Ignacio: Vixe, pergunta difícil essa. Cada pessoa sente música do seu jeito, né? Eu quero acima de tudo que curtam. Eu me divirto demais quando estou produzindo ou me apresentando. Se o pessoal que tá lá está curtindo um pouco disso, tá valendo. Fazer dançar é sempre bom 🙂
B4B – Quais elementos da música brasileira você gosta de incorporar nas suas composições?
Ignacio: Vocais legais de músicas de artistas que eu gosto de ouvir. Acho massa tentar trazer isso pra pista. E também algumas coisas percussivas que também são incríveis.
B4B – Agora nos fala como é sua rotina criativa dentro do estúdio?
Ignacio: Eu tento sentar para produzir um pouco todos os dias. Geralmente de manhã sento umas horinhas pra trabalhar com produções. Eu sou desses que acorda super cedo, aí ajuda. Recentemente tenho separado um tempinho também para ouvir mais coisas. Referências ajudam demais no processo criativo. E fora produzir eu tento manter a prática da live em dia. É sempre bom até pra ficar experimentando coisa nova. Não é sempre que dá pra seguir a risca essa rotina, mas na média dá certo.
B4B – O que podemos esperar de Ignacio ainda em 2022? Pode contar algo inédito pra gente?
Ignacio: Eu quero começar a lançar algumas músicas. Eu fui produzindo um monte de coisa para o projeto e nem pensava muito nessa parte, mas até o fim do ano vou soltar algumas coisas por aí 🙂 Eu tenho produzido bastante ultimamente, então as próximas apresentações devem sempre ter algo novo rolando!
Acompanhe Ignacio no Instagram.