fbpx

Descubra: Nelson D.

No Dia dos Povos Indígenas, queremos te apresentar Nelson D., o artista que transforma a música eletrônica em ato de resistência.

Nelson D.

O ano era 1986 e nas ruas de Manaus, era encontrada uma criança indígena. Após passar 8 meses em um orfanato, a criança foi adotada por um casal de italianos e recebeu o nome de Davide De Merra. Mudando-se para Savon e tornando-se cidadão italiano, Davide cursou Artes Plásticas em Milão e então, voltou para seu país de origem, para seu trabalho como artista, músico e produtor musical. Nascia então o projeto Nelson D.

Trabalhando na adolescência como DJ e técnico de palco em uma balada de sua cidade na Itália, Nelson começou a se envolver com a música eletrônica. Ouvia sempre Big Beat e Trip Hop, como Chemical Brothers, Tricky, Prodigy, Asian Dub Foundation, DJ Shadow. A partir dai, a vontade de criar seus próprios sons foi aumentando cada vez mais, até que o artista começou a praticar no Reason e Logic, programas de produção musical.

Nelson D.
Nelson D. tocando no Teatro Municipal de São Paulo | Foto:  @rickcadeasfotos

Um artista completo, Nelson canta suas próprias músicas, além de compor as letras e ser diretor artístico de tudo que faz. A sua formação em Artes Plásticas permitiu que ele se tornasse mais autônomo, contudo, isso não diminui sua vontade de trabalhar com outros artistas. Seus últimos trabalhos, o EP ‘Nossa Gangue’ e o single ‘Três Palavras’, foram em colaboração com Ella De Vuono e Edgar, respectivamente, mostrando que é possível unir culturas diferentes e criar músicas de altíssima qualidade.

Buscando sempre manter suas origens presentes em sua música, Nelson D. combina aspectos da cultura indígena, misturando sonoridades orgânicas e tradicionais com processos tecnológicos. O artista que busca resistir, revelando a liquidez de identidades e contrastes culturais no que chama de pós modernidade. Em suas performances, as pinturas corporais estão sempre presentes e somos convidados a conhecer uma cultura que deveria fazer parte do nosso dia a dia, a dos ancestrais da nossa terra.

Foto: @rafael_salvador

Neste dia 19 de Abril, quando celebramos o Dia dos Povos Indígenas, propomos uma reflexão sobre o que estamos fazendo por aquela população que estava aqui antes de nós, mas que foi esquecida. Para isso, vamos ouvir a música de um artista que carrega em si a ancestralidade dos povos originários e que faz da sua voz, algo que precisa ser ouvido e ecoado por todos os cantos. Nelson D. é um artista que precisa e deve ser escutado. Siga no Instagram e Descubra!

1 comments

Comments are closed.