Nova medida do ministério da cultura da Dinamarca prevê auxílio para organizadores de festivais do primeiro semestre de 2021.
Ainda há grandes incertezas sobre o verão europeu e seus principais festivais e eventos de grande porte. Apesar do ritmo da vacinação estar muito melhor do que no Brasil, a Europa sobre com novas possibilidades em ter que em mais um ano, fechar todas as suas atividades de entretenimento. Joy Mogensen, ministra da Cultura da Dinamarca, apresentou uma proposta ao parlamento do país para um novo esquema de compensação econômica para os organizadores de festivais.
A proposta segue os mesmos moldes de medidas implantadas em países como como Noruega, Holanda, Alemanha, Áustria e Bélgica, Mogensen está lutando por melhores medidas para os produtores de eventos, que estão há aproximadamente um ano sem conseguirem trabalhar com seus específicos negócios. Desta vez, o plano de contenção foi direcionado apenas aos organizadores de eventos com mais de mil espectadores ou 500 participantes caso o público-alvo fosse os grupos de risco, com eventos já programados entre março e junho deste ano.
A Dinamarca segue com eventos culturais ao ar livre, com capacidade máxima de 25 pessoas e com restrições de distanciamento social. Alguns dos festivais dinamarqueses serão beneficiados com o auxílio governamental como Northside Festival Denmark, Copenhell, Tinderbox, Roskilde Festival e o Smukfest.