Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Entrevista

Entrevistamos: Deniz Koyu

Dono de grandes hits, que agitaram as pistas de todo o mundo, Deniz Koyu conversa com a gente e fala sobre seus últimos singles e novas sonoridades.

Deniz Koyu

A música eletrônica passou por grandes transformações nos últimos anos, principalmente quando falamos sobre novos gêneros musicais e um dos grandes responsáveis por isso, com toda certeza foi Deniz Koyu. O DJ e produtor turco-alemão é dono de grandes hits daquilo que chamamos de “EDM”, termo que engloba big room, electro e progressive house mais comerciais. As energéticas ‘Tung’ e ‘Bong‘ são marcos da música eletrônica mainstream, que consagram Deniz no cenário mundial.


Hoje, explorando lados mais alternativos, mas sem perder sua personalidade, Deniz Koyu nos mostra que suas habilidades como produtor vão muito além daquele som que o fizeram conhecido em todo mundo e é sobre isso, que ele conversou com a gente. Confira agora nosso papo. Entrevistamos: Deniz Koyu!

Beat for BeatOlá Koyu! Obrigado por essa entrevista. Você possui uma nacionalidade meio turca e meio alemã, como que ambas culturas te influenciaram no ambiente musical? Quais foram suas primeiras inspirações?

Deniz Koyu – Lembro do meu primeiro álbum que ouvi, ‘Thriller’, do Michael Jackson, ainda em fita K7, quando eu tinha 7 ou 8 anos de idade e teve um grande impacto em mim. Eu nunca gostei da música tradicional turca que meus pais ouviam, no entanto, costumávamos fazer aquelas longas viagens pela Turquia durante as férias de verão na época, o que me deu muito tempo para ouvir todos os álbuns de Michael Jackson por incontáveis ​​horas.

Além dessas, sempre fui atraído por músicas que tinham sons e melodias interessantes de sintetizador, como Kraftwerk, Giorgio Moroder ou claro, Daft Punk.

Impossível te citar e não lembrar do sucesso ‘Tung’, um dos maiores clássicos da EDM. Como surgiu o insight em criar um sample tão poderoso quanto aquele?

Deniz Koyu -‘Tung‘ foi uma daquelas track que eu descreveria como um feliz acidente, algo que você não pode planejar. Lembro que tinha o riff principal com um som muito simples, que não me inspirou nada no início, mas depois coloquei acidentalmente um plug-in de vocoder naquilo, que o transformou no som de corneta exclusivo. Acabei de viciando nela e levei apenas dois dias para terminar a música completamente. O resultado todos nós conhecemos muito bem.

Você foi um dos pioneiros em trazer o electro e progressive para o house music nos anos 2010. Logo após o boom da EDM, o mercado hoje se reinventa de diversas maneiras, como é continuar fazendo seu som original depois de tantos anos?

Deniz Koyu – Não acho que, como artista, você deva se concentrar em seguir tendências, mas ao mesmo tempo, pode se tornar cansativo depois de um tempo fazer músicas com os mesmos sons e receita. É por isso que é importante continuar evoluindo constantemente, não para seguir tendências, mas para seguir sua paixão e ficar animado no estúdio. Porque, contanto que você escreva músicas com paixão, as pessoas podem sentir isso, e esse é o fator chave na minha opinião.

Você é um dos produtores mais convidado para trabalhar em feats. Você consegue escolher aquele feat mais marcante de sua carreira?

Deniz Koyu – Eu diria que minha colaboração favorita é meu remix de ‘I Wanna Know‘ junto com Alesso, porque aquele acabou sendo um verdadeiro clássico que nós dois ainda podemos tocar em nossos sets. Tenho ótimas lembranças de momentos em que o toquei em shows, o que o torna tão especial para mim.

‘Without You’ é seu 9º lançamento na Protocol Recordings, ao lado de outros sucessos como ‘Destiny‘ e ‘Paradise‘, parcerias com Nicky Romero. Como é trabalhar com Nicky e o time da Protocol?

Deniz Koyu – Trabalhar com Nicky e a equipe por trás de seu selo, Protocol Recordings, é sempre incrível. Todos eles parecem uma família para mim agora e eu amo o fato de que eles colocaram muito esforço em cada lançamento, dando ao artista bastante liberdade na direção que eles querem tomar para cada música, seja para uma colaboração com Nicky ou um single solo meu. É gratificante poder trabalhar com eles.

Ainda sobre ‘Without You’, ela é a 2ª track de um série dividida em 2 partes e que começou com ‘Next To You’. Como foi o processo criativo das tracks e a dificuldade em criar algo que foge um pouco da sua sonoridade tão característica?

Deniz Koyu – Eu sempre preferi colocar vocal nas canções mais voltadas para dance pop do que entre as gravações voltadas para clubs, aquele meu lado que a maioria das pessoas conhece. Nesse caso, eu havia recebido as demos vocais dessas duas músicas separadamente uma da outra, no início do ano e amei as duas instantaneamente. Foi coincidência que as letras das duas músicas pareciam ter uma conexão, então tive a ideia, junto com a gravadora Protocol Recordings, de transformá-la em uma história de duas partes, com dois videoclipes que contassem a história completa.

Embora essas músicas não sejam o meu som típico de pista, parecia muito natural para mim mergulhar nesses mundos, porque no final, como produtor, tenho minhas próprias técnicas de processamento de bateria, sintetizadores e vocais, o que faz uma grande parte do meu som característico também, independentemente dos BPMs e da energia de uma música.

E falando do momento atual em que vivemos, como foi seu processo criativo na quarentena? Mande um recado para seus fãs do Brasil. Obrigado pela entrevista!

Deniz Koyu – Certamente tem sido uma montanha-russa emocional nos últimos meses. Ter que lidar com todas as incertezas, esperando que as coisas melhorem. Tenho usado o tempo livre em casa para trabalhar duro no estúdio, desenvolver novas técnicas de produção e terminar muito mais músicas do que normalmente faço quando vivo em turnê, o que é uma coisa positiva.

Eu realmente espero que no próximo ano possamos voltar à vida normal. Até então, fiquem seguros e saudáveis ​​para todos, principalmente meus amigos do Brasil!

Comentários

Editores do Beat for Beat. Apaixonados pela música, pela pista e uma boa taça de gin.

FACEBOOK

PLAY!

PUBLICIDADE

Leia Também:

Editorial

Às vésperas do aniversário de 5 anos do Laroc Club, conversamos com 5 artistas que fizeram apresentações emocionantes no palco do club. Confira: Estar...

Mainstage

O maior festival de música do Brasil, Rock in Rio, divulgou as datas da edição 2021 do festival, que acontecerá novamente em 7 dias....

Agenda

Um dos programas especiais da Deep Black Sheeps, a QuaranTime Live, no Youtube, receberá Sanio e Stefanie Raschkena no próximo domingo. Todo domingo, a...

Via UnderGROUND

A DJ e produtora inglesa Rebekah em carta aberta à cena, cria campanha contra assédio sexual. Conheça a #ForTheMusic. Comentários

Publicidade

Beat for Beat © 2020