fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Entrevista

Entrevistamos: raF

O brasileiro, radicado em Sydney, apresenta Cheeky Request EP pela label Reecords

por Rodrigo Airaf

Uma paixão genuína pela arte que se intensificou a partir dos seus 11 anos é o combustível que energiza Rafael Melo em sua carreira. DJ há mais de 13 anos e produtor musical há três, ele guia-se pelas batidas de Tech House e suas derivações para contagiar pistas sob a alcunha raF. O artista viu seu desenvolvimento tomar novas proporções quando mudou-se para Sydney, maior cidade da Austrália. 

Atualmente um personagem cada dia mais promissor na dance music, raF tem nas costas lançamentos por selos como o suíço Lemon Juice, o mexicano Street Habitat, a italiana Ribox, o espanhol Defined, além de lançamentos pela Toro Records, do Brasil, e presença no va da francesa Encasa Records, gravadora de Chicks Luv Us. Seu som também já ecoou em cabines internacionais como Space Ibiza, The MET, WeLove, Lost Festival, GOODBAR, Arcade e Chinese Laundry, trazendo esta aura cosmopolita para seu currículo. 

A novidade agora é o lançamento do seu EP Cheeky Request, pela label Reecords, comandada pelo húngaro Reelow. DJ e Produtor da renomada crew SOLID GROOVES Aqui, não somente raF atiça os ouvintes com moods otimistas permeando batidas minimalistas e linhas de baixo loopadas vibrantes; o EP ganhou um remix de ninguém menos que Gabe, um dos mais requisitados DJs e produtores do Brasil. Motivo de sobra para entrevistarmos raF na Beat for Beat. 

B4B – Oi, raF, tudo bem? Primeiramente, por que Sydney? 

raF: Ola Galera, Tudo sim. Primeiramente obrigado por essa oportunidade de falar um pouco com vocês. Bom, Sydney foi por uma aventura ao desconhecido. Estagnado em SP, sem muitas oportunidades de crescimento no meio, decidi embarcar para uma aventura sem muito saber o que poderia acontecer.

B4B – Você se interessou pela pesquisa musical aos 11 anos. Quais foram suas primeiras influências musicais e como foi evoluindo seus interesses ao longo da sua vida?

raF: Primeiro contato Direto com Discotecagem foi em uma festa eletrônica de chácara (Famosas PVTS) e quem estava no comando era o DJ Pazinha, na época era o âncora da Rádio Jovem PAN. Porém, fui evoluindo meu primeiro gênero de escolha foi o Electro house, vindo de Dr. Lektroluv, Bruno Barudi, ELECTRIXX, FELGUK, Vitor Valline, Fractal System, H20 Project, hehe até mesmo Victor Ruiz em meados de “Take a Nap”, entre outros. Com a queda da cena Electro House, fui me atentando ao mercado porém estava muito ligado ao electro, naquela transição para o EDM aprendi a gostar de Martin Garrix, Hardwell, entre outros, foi aí que cheguei no tech house, por gostar muito de POPOF, Format B que são minimal porém com beats repetitivos eu aprendi a selecionar melhor os sons através dessa mutação toda rs, 

B4B – E a dance music? Qual foi a virada de chave que te fez decidir que, sim, aquilo seria sua carreira para sempre? 

raF: Nunca cheguei a desistir, já desanimei, não vou mentir. Porém o reconhecimento e o carinho que eu recebo aqui em Sydney foram fundamentais para que eu acreditasse em minha carreira.

B4B – Agora que você possui vários lançamentos no Beatport, podemos perceber sua assinatura sonora. Defina, em quantas palavras achar necessárias, seu estilo de som. 

raF: Eu sempre procuro produzir sons groovados, baterias altas, frequências “estranhas” . Eu faço o que sinto. Tento terminar o máximo de projetos possíveis mesmo que não se enquadrem em nenhuma gravadora. Vou sempre seguindo o meu flow. 

B4B – Como foi o processo criativo do EP “Cheeky Request”? 

raF: Eu pensei em Kicks quebrados voltados ao breakbeat, baterias marcantes para dar movimentos, Um bass concentrado para segurar e pista. Foram essas misturas de elementos que consegui chegar nesse que no momento é meu maior lançamento. 

B4B – Ainda sobre este lançamento, como se deu sua entrada na Reecords e como se sente sobre ser remixado por Gabe? 

raF: Por incrível que pareça, um email de promos que o Reelow postou no stories dele eu arrisquei a mandar, já o acompanhava e gosto demais do som dele. Então as tracks que ele gostou eram as últimas que tinha feito e as únicas que ainda não tinham casa, foi aí que surgiu o convite para lançar na gravadora dele. De promos duas tracks viraram DEMOS.

Reelow então disse que gostaria muito que um Produtor BR fizesse um remix, quando ele disse o  chamaria GABE e quando eu olhei meu inbox o GABE me mandou uma mensagem, eu quase caí pra trás hehe, simplesmente uma LENDA da música eletrônica Brasileira. que honra. Sou muito grato ao GABE por ter aceitado e sobre o Reelow, que pessoa incrível super gente boa, aliás: “Reelow my broooo, what’s up ?! Thanks for all” . 

B4B – Como você é um brasileiro tocando internacionalmente, é de se imaginar que, em algum momento, retornará para casa para se apresentar em alguns lugares. Pense na sua wishlist e conte-nos: quais seriam os clubs e festivais brasileiros onde você mais deseja tocar?

raF: Como sou de SP, não posso deixar de falar da D-EDGE, sonhos de muitos. Quero muito ter oportunidade de tocar na região Sul do Brasil creio que onde o tech house se enquadra mais. Tenho acompanhado mesmo de longe alguns lugares, um que me chamou muita atenção Park.Art, porém, toda região Sul é de meu agrado. Quero conhecer a TORO club em Vitória/ES. (Aliás, fiquem ligados nesse nome). 

B4B – Vamos mais fundo agora: de que maneira a sua carreira na dance music te torna um ser humano melhor e mais feliz? 

raF: Meu, sinto que quanto mais você trabalhar sem querer ser melhor que ninguém, apenas buscando seu espaço, resultados bons e reais irão se concretizar. Acredito muito na minha paixão pela Música eletrônica, vivo leve, um dia de cada vez buscando sempre aprender e melhorar para poder chegar nos objetivos e sonhos desejados.

O próximo lançamento de raF é um remix para a faixa “Airplane Mode”, de Simon Erar, pela Great Stuff Records.

raF. está no Instagram e SoundCloud.

Comentários
Autor

Leia Também:

Agenda

O DJ Israelense Guy J, que coleciona grandes passagens pelo Brasil, retorna mais uma vez ao D-Edge em grande companhia. Saiba mais. Existem diversos...

Agenda

No dia 3 de setembro, o 9º melhor club do mundo segundo a aclamada revista britânica DJ Mag, recebe 3 grandes nomes do EDM....

Lançamentos

“New Scream” foi lançado na última sexta e logo se destacou no Beatport, o disco pegou Top 10 no chart de tech house, e...

Mainstage

Podcast mira em sonoridades profundas do House e a divulgação de talentos nacionais com muito talento. Confira Abaixo. Por Sofister   Acostumado a navegar...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | (11) 98602-8789