Categorias
Editorial

Eric Prydz e a volta do Progressive House (Graças a DEUS)

O superstar do Progressive House, ERIC PRYDZ acaba de lançar seu mais recente álbum e de quebra, uma tour de tirar o fôlego.

Coluna by Jay Spyzer

Pra mim, o produtor Eric Prydz sempre foi um dos mestres da música eletrônica, desde os primórdios com seu primeiro sucesso das pistas “Call On Me”, meus olhos e ouvidos ficaram atentos as novidades que o sueco trazia para a cabine.

E um grande artista sempre tem que se reinventar pra se manter no mainstream e essa é uma das coisas que mais me impressionam neste rapaz no auge dos seus quase 40 anos de idade. A capacidade que ele tem de se reinventar.

O ÁLBUM – OPUS

Bom, primeira novidade… o cara acaba de lançar um álbum de inéditas com 19 tracks maravilhosas. Destaque para a faixa título OPUS, uma track absurdamente dançante e emocionante, com muitos synths e muitos arpegiadores trabalhando incansavelmente… uma absoluta obra de arte.

Confira o álbum aqui:

O SHOW – EPIC 4.0

A um tempo, Eric Prydz lançou seu mais novo li: o Eric Prydz In Concert (E.P.I.C.) e a tour já passou por vários continentes, mas agora ele “chutou o balde” e fez algo extraordinário. Com uma mega estrutura de tirar o fôlego, o show é formado por painéis de led ao fundo e a frente da cabine formando uma espécie de “cubo” onde as imagens se sobrepõem gerando ilusão de optica durante o show, sem contar com a infinita quantidade de luzes e lasers utilizados neste show, que é realmente ÉPICO!

Confira abaixo alguns vídeos desta tour:

Posso polemizar?

Este primeiro vídeo já serve pra mim, como uma crítica ao mercado “descartável” que se tornou a EDM hoje em dia. Os deejays e produtores deste gênero não tem mais o discernimento de se construir emoções em seus shows… fica algo descartável. As músicas acabam ficando pequenas com apenas 1 break e 1 drop e já se mixa para a próxima. Isso não é algo que me agrada, pelo contrário, até me irrita.

O que me fez me apaixonar pela electronic music foi o fato de podermos criar sensações para o público, envolver a galera com calma, sem pressa, pois é assim que a vida tem que ser levada, sem desespero. Se liga neste vídeo acima, a demora que leva pra música “estourar” que delícia de levada, que momento emocionante, todos com as mãos pra cima por livre e espontânea vontade, sem que alguém irritante ficasse gritando no microfone PUT YOUR FUCKING HANDS UP… A música já da vontade disso.. desta troca de energia… e isso só temos com estilos como Progressive House, Trance e vertentes destes estilos…

Isso não quer dizer que eu não goste de EDM, TECHNO, DRUM’N BASS, etc… Eu sou produtor musical antes de ser produtor de algum estilo específico, mas me identifico mais com estes 2 estilos que citei acima…

Eric Prydz faz tributo ao duo francês DAFT PUNK em sua tour Epic 4.0

Sem palavras para descrever estas imagens, onde, em seu sistema de painéis, ele recria o famoso palco “pirâmide” que fez muito sucesso em 2007 na tour ALIVE do duo Daft Punk.

Finalizando:

Esse lançamento e a atual mudança no Top 10 dos sites de venda online de música eletrônica me deram a esperança que uma das vertentes que mais me identifico junto com o eterno Electro House (da onde eu comecei a ter reconhecimento na e-music), que a muito estava desaparecido, “comendo pelas beiradas” – o Progressive House, esteja voltando. Vários lançamentos ótimos de CANÇÕES no progressive house estão saindo… e que venham mais!

Texto por Jay Spyzer | Texto Original

Por Viktor Raphael

DJ, Produtor, Redator, Libriano e Sonhador. Trance para amar e Techno para dançar, com uma taça de Gin para acompanhar. Onde é o after?

Sair da versão mobile