No mundo da música, cópias, plágios ou inspirações, surgem a todo mundo, mas Eric Prydz mostrou-se incomodado com o recente lançamento de Estiva. Entenda:
Dezenas ou até centenas de músicas, principalmente no cenário eletrônico, surgem toda semana e é de se esperar que uma ou outra soem parecidas, seja por tendências do momento, uso de samples iguais (principalmente quando são usados aqueles de músicas clássicas/antigas) ou até mesmo, inspirações. É muito comum que um ou outro DJ use o trabalho de alguém como fonte de inspiração e acabe produzindo algo parecido, mas isso tem incomodado um grande artista.
Eric Prydz, dono de características e sonoridades únicas, seja com que alias trabalhe, mostrou-se um tanto quanto incomodado com o último lançamento do DJ e Produtor holandês Estiva, que tem recebido suporte de grandes DJs, como Armin van Buuren, Above & Beyond e Ruben De Ronde, está sendo acusado no reedit, no sub fórum dedicado a Eric Prydz, de copiar, descaradamente, o estilo do artista sueco.
Tudo começou quando Estiva lançou seu novo single ‘Alive’ e como a comunidade do reedit não perdoa, logo apontaram que a track é muito, mas muito parecida com o mega-hit de Prydz, ‘Shadows’. Logo nos primeiros segundos de Alive, podemos perceber a semelhança entre ela e a tracks de Prydz. Escute abaixo as duas tracks:
Como se não bastasse, os fãs acharam mais produções de Estiva parecidas com a do sueco. Seguindo o reedit, ‘Cubes’ do holandês é parecida com ‘Som Sas’ de Prydz e exagerando um pouco, dizem que ‘Oxy’ de Estiva tem elementos de ‘Night Breed’ do alias Pryda. Escute abaixo e tire suas conclusões:
(Estiva) Cubes x Som Sas (Eric Prydz)
https://www.youtube.com/watch?v=vDYiTKjJR4U
(Estiva) Exy – Night Breed (Pryda)
E como Eric Pridz é uma pessoa que é ligada no reedit, ele fez um post no Twitter, jogando uma pequena indireta ao holandês:
This one goes out to….
Well. You know who you are.. pic.twitter.com/3CYry0nmGq
— Eric Prydz (@ericprydz) 19 de junho de 2018
Durante seus ses, Estiva toca algumas tracks de Prydz e podemos perceber essa clara influência do sueco em seu trabalho, mas até onde é cópia ou influência/homenagem? Ele é um produtor muito talentoso e suas tracks ‘Raket’ e ‘Bloom’ mostram toda sua personalidade e talento, mas será que essa pequena confusão com Prydz irá tirar o brilho de seu trabalho?
Estiva ainda não se pronunciou nas redes, mas nós estamos de olho. Enquanto isso, se você quiser ver um dos posts feitos sobre o assunto, no reedit, é só clicar abaixo: