fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Mainstage

Estados Unidos registra crescimento de receita vinda de música

Apesar de toda a pandemia e com a ajuda do streaming, o crescimento da receita oriunda de música nos Estados Unidos foi de 9,2% em 2020.

música

Streaming, a base de receita musical atualmente

Enquanto alguns mercados sofrem com a pandemia, outros encontram luz no fim do túnel e conseguem se recuperar diante das dificuldades encontradas. Com a música ao vivo despencando para quase 0 no ano passado devido à covid-19, a indústria musical agora respira por um outro canal. Em um relatório divulgados pela RIAA (Recording Industry Association of America), os Estados Unidos registrou um crescimento na receita musical de 9,2% em 2020, estimando um valor financeiro de 12 bilhões de dólares.

A receita deste surpreendente crescimento tem nome e endereço, as plataformas de streaming, como Apple Music e Spotify, representou aproximadamente 83% de toda a receita, cerca de 3% a mais do que em 2019. As assinaturas destes serviços cresceram cerca de 14%, representando quase 7 bilhões a mais, com uma média de 75,5 milhões de americanos assinantes.

Já as receitas de vendas físicas continuam caindo lentamente. Mesmo com o retorno do vinil no mercado, a receita total do departamento chegou apenas à marca de 1,1 bilhão, uma queda de 0,5% em relação ao ano anterior. O borrachudo continuou sendo destaque, com um invejável crescimento de 28,7%, ultrapassando as vendas de CD pela primeira vez desde a década de 80.

A notícia vem como um respiro para alguns artistas que apostam na digitalização como forma de remuneração. As plataformas de streaming já planejam mudanças para dar mais atenção a esta classe de músicos que também precisam ser bem remunerados com seus trabalhos. Com certeza, o futuro da música está no streaming e tal relatório só deixou ainda mais claro todo esse desempenho, que ultimamente, se tornou a âncora da indústria musical, seja nos Estados Unidos, seja no mundo todo.

Comentários

Formado em Administração de Negócios com ênfase em Marketing, pós graduando em comunicação. DJ, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um amanhecer e uma boa dose de esperança.

Leia Também:

Via UnderGROUND

Um dos maiores festivais underground do mundo, o Time Warp, está de volta ao Brasil em 2022 e trará um line recheado de grandes...

Mainstage

Com agenda em Rio de Janeiro e São Paulo,  o festival MITA receberá 16 atrações nacionais e internacionais em cada fim de semana. A...

Mainstage

Após a pausa forçada que assolou o mundo, um dos grandes festivais underground do mundo, DGTL, estará de volta ao Brasil em 2022. A...

Agenda

Tradicional evento cervejeiro do mundo, a Oktoberfest realizará mais uma edição em São Paulo e contará com um show da dupla Cat Dealers. No...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | (11) 98602-8789