fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Mainstage

Estados Unidos registra crescimento de receita vinda de música

Apesar de toda a pandemia e com a ajuda do streaming, o crescimento da receita oriunda de música nos Estados Unidos foi de 9,2% em 2020.

música

Streaming, a base de receita musical atualmente

Enquanto alguns mercados sofrem com a pandemia, outros encontram luz no fim do túnel e conseguem se recuperar diante das dificuldades encontradas. Com a música ao vivo despencando para quase 0 no ano passado devido à covid-19, a indústria musical agora respira por um outro canal. Em um relatório divulgados pela RIAA (Recording Industry Association of America), os Estados Unidos registrou um crescimento na receita musical de 9,2% em 2020, estimando um valor financeiro de 12 bilhões de dólares.

A receita deste surpreendente crescimento tem nome e endereço, as plataformas de streaming, como Apple Music e Spotify, representou aproximadamente 83% de toda a receita, cerca de 3% a mais do que em 2019. As assinaturas destes serviços cresceram cerca de 14%, representando quase 7 bilhões a mais, com uma média de 75,5 milhões de americanos assinantes.

Já as receitas de vendas físicas continuam caindo lentamente. Mesmo com o retorno do vinil no mercado, a receita total do departamento chegou apenas à marca de 1,1 bilhão, uma queda de 0,5% em relação ao ano anterior. O borrachudo continuou sendo destaque, com um invejável crescimento de 28,7%, ultrapassando as vendas de CD pela primeira vez desde a década de 80.

A notícia vem como um respiro para alguns artistas que apostam na digitalização como forma de remuneração. As plataformas de streaming já planejam mudanças para dar mais atenção a esta classe de músicos que também precisam ser bem remunerados com seus trabalhos. Com certeza, o futuro da música está no streaming e tal relatório só deixou ainda mais claro todo esse desempenho, que ultimamente, se tornou a âncora da indústria musical, seja nos Estados Unidos, seja no mundo todo.

Comentários

Formado em Administração de Negócios com ênfase em Marketing, estudante de Jornalismo. DJ, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um amanhecer e uma taça de gin.

Leia Também:

Editorial

Separamos 3 grandes feitos de Avicii que mudaram sua história e a história da música eletrônica no mundo todo. Conheça-os. Comentários

Lançamentos

Ouça os melhores lançamentos que embalaram mais uma semana do mês de abril no mundo da música eletrônica. Playlists nas plataformas de streaming. Comentários

Editorial

Que tal uma lista de lives que precisam ser assistidas, indicadas por quem entende do assunto? Então se liga nessas sugestões! Que as lives...

Mainstage

O podcast de Theo Braga promete compartilhar conversas de bastidores com os líderes que estão por trás dos grandes negócios. Theo Braga já é...

Publicidade

Beat for Beat © 2020