Uma nova pesquisa de uma ONG inglesa revela que mais da metade dos músicos não ganham dinheiro devido à pandemia de coronavírus
Em um estudo feito pela instituição de caridade do Reino Unido ‘Help Musicians UK’, revela que 55% dos profissionais ligados à música não estão ganhando dinheiro durante a pandemia de covid-19. A pesquisa realizada incluiu 1.300 músicos e agregados do país e os resultados claros acendem um sinal de alerta para uma grande crise na indústria musical.
96% dos pesquisados perderam sua maior parte de renda e 76% deste mesmo grupo estão preocupado com a viabilidade a longo prazo de sua posição profissional no mercado. A pesquisa também revelou, sem surpresas, que apenas 17% destes artistas acreditam que sua renda voltará ao normal a partir de Abril de 2021.
Durante um período tão difícil para os músicos, o governo do Reino Unido anunciou recentemente um pacote de recursos para ajudar tais profissionais. A nova ajuda entra em vigor no dia 1 de Novembro e os pagamento serão dedicados até o fim do verão do próximo ano. Os profissionais somente poderão reivindicar míseros 20% de sua renda calculada e comprovada antes do início da crise.
O pacote de aproximados 10 milhões de libras não serão suficientes para suprir todas as necessidades financeiras dos músicos no país, a entidade prevê uma ‘avalanche’ de inscrições para o futuro auxílio. A Help Musicians UK agora planeja estender seu fundo de apoio até março do próximo ano, afim de também ajudar tais profissionais carentes.