Em Liverpool, Reino Unido, das 13.000 pessoas que participaram dos eventos teste, apenas 11 delas testaram positivo para COVID-19.
Matt Ashton, diretor de saúde pública de Liverpool, onde aconteceram os eventos, afirmou que os testes foram “sem dúvidas um sucesso”. De acordo com os dados do governo, Liverpool tem uma taxa de infecção de 7,4 casos a cada 100 mil pessoas. De acordo com as normas, os participantes dos eventos-piloto do Reino Unido não precisaram se distanciar socialmente e nem obrigados a usarem máscaras, no entanto todos foram fortemente informados para realizarem os testes PCR para confirmação negativa 5 dias após o evento.
Antes do evento, apenas 5 pessoas não puderam comparecer por que tiveram testes positivos ao vírus. Outros 4 foram identificados como possíveis portadores do vírus nos eventos, além disso apenas 7 pessoas apresentaram o vírus de 4 a 7 dias após os eventos. Daqueles que testaram positivos no evento de Liverpool, apenas 2 estavam no Sefton Park, ao ar livre, enquanto as outras 9 restantes participaram dos eventos no club.
Embora só o tempo dirá quanto tempo levará para que tudo volte a sua normalidade, os eventos-piloto do Reino Unido são uma ótima indicação para que a área do entretenimento não sofra com maiores consequências financeiras. A vacinação no Reino Unido já está próxima de 60% da população total e as taxas de mortalidade no país são as mais baixas desde o início da pandemia, com média de apenas 7/dia.