fbpx

FAU apresenta edição com line feito 100% com mulheres cis e trans

Festival gratuito no Rio, FAU, acende debate sobre representatividade feminina com line-up 100% feito de mulheres cis e trans. Veja detalhes.

FAU
Foto: Diego Padilha

Agendado para acontecer a partir das 22 horas deste sábado (26), no Distrito de Arte do Porto do Rio, localizado no Passeio Ernesto Nazareth, Santo Cristo, o FAU (Festival de Ativação Urbana) reafirma seus propósitos em mais uma edição temática, intitulada “Minas, Manas & Monas”. Quem já conhece o festival, sabe que se trata de um evento cultural urbano criado em 2016 na cidade maravilhosa, apoiado na ideia de ocupar espaços públicos, promovendo a integração social e a diversidade.

Mas o que chama atenção, nesta edição, é um line-up “100% delas” no Mês da Mulher, ou seja, completamente composto de mulheres cis e trans, dando mais um grito de protesto em direção à tão necessária equidade de gêneros nos line-ups. O assunto vem sendo amplamente discutido na cena brasileira, haja vista a sequência de grandes eventos eletrônicos com menos de 10% de mulheres na grade artística.

FAU
Foto: Jean Uchoa

CEO do NAU (Núcleo de Ativação Urbana), Hiroshi Shibuya afirma que o FAU é apenas um dos vários eventos de sua empresa que aborda a diversidade como principal bandeira, seja na pista de dança, nos bastidores ou nos palcos. “Não estamos aqui só pra tratar de música e diversão. Nossa missão é fazer a diferença, representar as minorias, valorizar mulheres cis e trans, de modo que isso possa contribuir para uma sociedade cada vez mais plural, diversa e, sobretudo, justa”, declara. O evento é mais uma dentre várias ativações que o NAU desenvolve na região do bairro Santo Cristo. De acordo com
Guerrante, Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Porto (CDURP), o Porto Maravilha sempre foi uma região democrática e acolhedora:

“Esse movimento é essencial para a região, são ações que dão visibilidade e celebram a diversidade não só em uma data no mês de março, mas durante o ano inteiro”, diz Guerrante.

O Festival de Ativação Urbana conta com vários curadores, que costumam se reunir para definir as escalações de acordo com cada tema. Para as edições convencionais do calendário, os curadores escalam seus artistas convidados sob a lógica daequidade de gêneros, sempre almejando um line-up igualitariamente dividido entre gêneros. Entretanto, esta edição temática “Minas, Manas & Monas” é 100% sobre elas, ou seja, é inteiramente composta de mulheres, sejam cis ou trans.

Entre as artistas convidadas, estão: Aline Rocha, Camis e Elayne, Carol Fávero, Curol, Elisa Amaral, Lebox, RedFox, Tata Ogan e Vanessa B2B Germania no Palco Principal; Amire DJ, Crixsh, DAY9, DJ Yas, Dina Groovy, Ellen Kellen, Laís Conti e Pambelli. no Palco Urbano; Ananda, Etérica (Aleakim & Cacal), Flo Massé, Gabi Bahia, Nina Roq e Paulete Lindacelva no Palco Conceito.

Etérica
Etérica

Cada artista convidada tem uma história incrível de resistência e luta que vale demais valorizar, apoiar e prestigiar. É por isso que o FAU não é só sobre música. É sobre representatividade, diversidade, voz e oportunidade. Vale ressaltar, ainda, que o FAU é um evento TransFree, ou seja, um lugar seguro para que todos, todas e todes possam ser o que realmente são, sem rótulos, e consigam se divertir em paz. Enquanto isso, o staff é todo composto de mulheres cis e trans nesta edição, graças ao apoio da CEDS RIO (Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro), sob gestão de Carlos
Tufvesson.

E, como se não bastasse, o evento ainda conta com espaço de SPA (massoterapia), através de uma parceria com o projeto “Saia Empoderada”, uma rede de apoio e empoderamento a mulheres e adolescentes, de Andressa Jordão. “O Saia Empoderada promove vivências de cuidado, bem estar e rodas de conversas que abordam temas do universo feminino com o objetivo de conectar mulheres através de suas experiências para que juntas possam se curar, se reconhecer e se empoderar. Aqui no FAU elas podem perceber o impacto de suas ações e se dar conta da importância de seus trabalhos”, afirma
Andressa.

Faça sua parte, escolha sua forma de contribuir socialmente e resgate já seu ingresso pelo Sympla. Os alimentos arrecadados são destinados a prover segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades do entorno.

SERVIÇO:

FAU
Local: Passeio Ernesto Nazareth – Distrito de Arte do Porto, Santo Cristo – Rio de Janeiro
Ingressos: Sympla
Classificação: 18 anos.
Mais informações: Instagram