Evento teste é feito em Barcelona, Espanha para comprovar eficácia de triagem contra coronavírus em shows e festivais. Saiba os resultados.
Duas semanas atrás, ainda durante 2020, Barcelona, na Espanha, sediou um festival de música indoor (em ambiente fechado), para testar a eficácia da triagem do coronavírus no mesmo dia das apresentações. A organização relatou recentemente que não houve transmissão dentro do local durante o evento.
Os 1.000 voluntários participaram do estudo para ajudar a determinar a eficácia da triagem. Todos os participantes foram obrigados a passar por um teste de presença do vírus no local. 500 pessoas foram escolhidas para participar do evento, enquanto as outras 500 foram enviadas para casa e usadas como grupo de controle.
Todos os participantes foram chamados para serem testados novamente oito dias após a realização do evento. 463 participantes do evento foram testados novamente e os resultados mostraram que não houve infecção por coronavírus em nenhum deles. Já nas 496 pessoas testadas do grupo de controle, o famoso time ‘stay home‘, foram encontrados dois casos positivos de covid-19.
Assim que a testagem do coronavírus foi concluída, os participantes do evento foram obrigados a usar máscaras dentro do ambiente do show. No entanto, dançar, reunir-se com amigos e cantar (de máscara) eram permitidos no evento. A Fundação Fight AIDS and Infectious Diseases de Barcelona organizou o evento junto com o festival de música Primavera Sound. Os resultados deste estudo podem levar ao retorno triunfante de concertos e festivais na Espanha.