fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Lançamentos

Gabriel Ide apresenta o EP “Expectations”

Com lançamento de seu novo EP , dj e produtor brasileiro apresenta 5 dicas de como realizar uma collab vibrando na mesma sintonia

por Mia Lunis

Gabriel Ide lança novo EP “Expectations” pela Diversall Music, quebrando rótulos e diversificando gêneros musicais o produtor traz collabs importantes na composição da obra, como o produtor Ätzok na faixa “Sessões Remotas” e Lautert para a faixa “By Night”.

A grande maioria dos artistas, compositores e produtores de música buscam perspectiva, sair do quadrado das próprias ideias, quebrar aquele tom, ritmo, melodia ou batida com algo que se torna uma espécie de tempero vindo de outra mente, essa é a ideia da collab, fazer vibrar em sintonia o panorama musical de duas cabeças resultando em uma única harmonia.

E é sobre isso que Gabriel vem nos falar hoje, como se dá a junção da contribuição de dois ou mais artistas na produção de uma música oferecendo 5 dicas para quem está disposto a iniciar uma collab.

 

Seja adaptável

A dica mais importante, na minha opinião, é ter em mente de que é uma colaboração, ou seja, duas ou mais pessoas contribuindo para um mesmo produto. Você tem que ser adaptável. O workflow pode ser diferente, o arranjo não ficará exatamente como você imaginou e, nem sempre, o que você criou estará na versão final da música. E é justamente sobre isso, sobre a mescla de identidades. Sobre a divisão do espaço e a optimização do mesmo.

Comunicação

Por maior sintonia que role entre os artistas, as referências, técnicas, vivências e sentimentos, são diferentes. Então, haverá divergências. Fato. É importante se comunicar. Pergunte o que as pessoas projetam para a track e tentem alinhar isso antes, se possível. Às vezes a collab se inicia a partir de um trabalho já existente. Nesse caso, se você é o último a entrar no bololô, seja você a pessoa que faz essa pergunta.

Espaço na música e saber ceder

Nem sempre uma collab se inicia lado a lado, no mesmo cômodo. É comum ocorrer colaborações remotas. Nesse caso, se você inicia a faixa, é importante ter em mente que ainda tem mais gente para incrementá-la, com outras ideias e visões. Deixar esse espaço é necessário para garantir a liberdade e identidade da pessoa para com a faixa.

Esteja aberto

Num trabalho em equipe você está sujeito a novos timbres, outras maneiras de contar histórias e mais inúmeras variáveis. Abrace-as. Expanda os seus limites, tente se encaixar. Pode não dar certo, nesse caso, comunique-se. Pergunte qual é a daquele timbre ou elemento, modifique-o para conseguir incluí-lo e continuar a história. Se persistir, deixe-o de lado, volte nele depois. São inúmeras possibilidades no mundo da produção e numa collab, essas possibilidades são duplicadas. Tire o melhor disso.

Não é uma competição

Muitas vezes, produtores se juntam para produzir uma faixa por conta de algo em comum, algo que se identificam. Às vezes, é a sonoridade ou a paixão pela música. E existem casos que nem tem a ver com música em si, saca? Utilize desse momento para deixar algo que some. Para a música, para a evolução das pessoas envolvidas. E lembre-se sempre: Existem inúmeras maneiras de fazer uma mesma coisa. O seu jeito pode funcionar, mas não é o único que existe. Seja humilde e esteja aberto para aprender, assim como para ensinar.

 

Casado com a Isabela mas apaixonado pelo techno. Eu perco 1 fio de cabelo pra cada track que reconheço.

Leia Também:

Lançamentos

Lançando sua faixa mais pessoal até o momento, Kokiri apresenta o seu novo lançamento, ‘In My Head’, pela Perfect Havoc. Escute agora. Kokiri, um...

Lançamentos

Parceiro do Beat for Beat, a Groover é um celeiro de grandes artistas e por isso, separamos Maxwell Simons e alguns destaques da plataforma....

Lançamentos

Ruback, também conhecidos por seu outro projeto, o Dubdogz, está de volta com o EP “Reality”, inspirado por referências de ficção científica. Marcos e...

Agenda

Permitindo que seu público programe as atrações que deseja assistir, o C6 Fest divulgou os horários dos shows de cada palco da sua 2ª...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | +55 (11) 95973-5793