fbpx

Houseira: da ideia à tradição, saga da festa merece ser contada

Após completar 7 anos em 2023, a primeira edição do ano da Houseira, de DJ Mau Mau e DJ Roque de Castro, trouxe Camilo Rocha e Luiz Pareto.

Houseira
DJ Mau Mau e DJ Roque de Castro

Sete anos atrás, dois respeitáveis nomes da cena eletrônica nacional se uniram com um propósito: celebrar a House Music brasileira e propor uma imersão em sua história. Desde então, a cena paulista tem mensalmente um encontro com o gênero e com artistas engajados com sua difusão. Estamos falando da Houseira, label party de DJ Mau Mau e DJ Roque de Castro, reconhecidos nas pistas por sua forte atuação e pioneirismo no gênero.

Os dois amigos são grandes apaixonados por música e carregam uma longa jornada profissional na noite, ambos com destaque regional e nacional. Assim, conhecendo as faltas e em busca de fomentar a House Music nacional, eles uniram suas experiências para dar vida à Houseira. O Club Jerome foi o local escolhido, graças a seu espaço intimista e sistema de som refinado, que garante a qualidade do som e a imersão nos sets.

“Um dia, encontrei o Mau Mau casualmente na rua e pensamos ‘poxa não tem nenhuma festa de House legal em São Paulo’, e falamos ‘vamos fazer então’. E logo no primeiro momento, lembramos que estava abrindo o Jerome e decidimos conversar com o Kaká e ver o que ele achava. Ele topou na hora. Criamos a ideia e o nome veio de um amigo nosso de Manaus”, relembra Roque.

Mas além do conceito e do ótimo espaço, outra característica que chama atenção é a curadoria focada na diversidade de estilos. A Houseira nasceu com o objetivo de celebrar a House Music, unindo passado, presente e futuro e, por isso, faz questão de unir gerações, trazendo desde nomes consolidados à novos talentos, oportunizando que todos participem. Nesta jornada, além da presença dos fundadores, poucas foram as vezes que repetiram DJs em seu line-up:

“A gente queria fazer algo diferente e trazer um público variado a cada edição, então não repetimos DJs. A gente sempre chama um mais novo, que tá começando a acontecer, e outro mais experiente, que está no mercado há bastante tempo. E, tem sido assim há sete anos. Além disso, também fazemos um editorial ligado à moda, porque eu sou da moda, e também fazemos anualmente um set b2b, o Mau e eu“, comenta.

Mais de 80 edições realizadas depois, em novembro, o selo completou sete anos de trajetória, apresentando uma edição especial de aniversário; na ocasião, além das performances dos residentes, Calcinha Rosa e Gop Tun DJs foram os convidados. O clima de celebração continuou em dezembro, trazendo a veterana Lycra Preta e a expoente Gartzzea, ambas com uma carreira respeitável nas pistas. Sem muito tempo para descanso, 2024 começou com uma festa já no início onde além dos heads, subiram ao palco Camilo Rocha e b, ocasião que também celebrou o aniversário de Mau Mau.

Houseira

Desde a concepção desse projeto até o momento atual, a Houseira não apenas celebrou a House Music brasileira, mas também se tornou uma parte inestimável da cena eletrônica em São Paulo, unindo gerações, estilos e paixões. Hoje, é possível afirmar que ela é mais do que uma festa, é um legado. Que as próximas edições tragam ainda mais razões para saudar essa incrível história musical que está sendo escrita — e se você ainda não foi em uma edição, agora já sabe que precisa conhecer o quanto antes!

Siga a Houseira no Instagram.