Categorias
Destaque Mainstage

Inteligência Artificial agora é capaz de compor músicas

Parece brincadeira, mas o google está desenvolvendo uma nova tecnologia capaz de compor músicas sozinha.

O novo programa do Google chamado Project Magenta, cria uma rede de computadores “neurais”, dos quais imitam a funcionalidade do cérebro humano. Ao alimentar tais redes neurais, a inteligência artificial é capaz de ouvir alguma espécie de som e prever qual som deveria vir à sequência.

Já em seu primeiro estágio de desenvolvimento, o “Magenta” já está compondo obras originais. No exemplo abaixo, foram fornecidas quatro notas para a rede e através de um determinado algoritmo, o computador compôs a canção seguinte:

Embora a composição seja bastante básica, o potencial da inteligência artificial para ajudar composição musical é grande, mas não neste momento, pois a tecnologia está sendo aprimorada.

Há naturalmente, o dilema moral da música, pois além da criação artificial de som, poderia ser um boom para os amantes  de música, inclusive de EDM, porém, não há música sem composição humana, segundos alguns músicos especialistas, o que gera disputas entre opiniões  divididas sobre esse assunto.

Por Bruno Bellato

Pós graduado em comunicação e marketing digital pela Universidade Belas Artes de São Paulo. DJ, produtor de eventos, PR, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um por do sol e uma boa taça de gin tônica.

Sair da versão mobile