fbpx

Jean-Michel Jarre lança trilha sonora para Sebastião Salgado: Amazônia

Um dos maiores produtores franceses de dance music, Jean-Michel Jarre, une-se a Sebastião Salgado para compor trilha sobre a floresta brasileira.

Jean-Michel Jarre
Jean-Michel Jarre

Um dos maiores produtores franceses de música eletrônica, Jean-Michel Jarre, finalmente lançou sua nova trilha sonora, que tem ao todo 52 minutos de duração. A trilha foi feita para o projeto cinematográfico ‘Amazônia‘, dirigido pelo renomado fotógrafo e cineasta brasileira Sebastião Salgado. A exposição será apresentada pela Orquestra Filarmônica de Paris, apresentando mais de 200 fotografias do Amazonas brasileiro.

Jean-Michel Jarre
Sebastião Salgado

Sebastião percorreu a região amazônica durante aproximados 6 meses, tentando captar todos os elementos naturais que compõem um dos maiores ecossistemas mundiais. Para isso, Salgado contou com o apoio da lenda Jean-Michel Jarre, que cuidou de toda a trilha sonora para o projeto. Jean fez um mix refinado de elementos orgânicos orquestrais, com componentes eletrônicos e sons da vida real. A gravação é binaural e deve ser ouvida com fones de ouvido, para dar a sensação de som estéreo 3D. Em comunicado à imprensa, Jean explica como compôs a trilha:

“Na floresta amazônica, existe a dimensão do nomadismo; movendo-se de um lugar para outro, da escuridão para a luz, de uma quietude suave para uma ameaça latente, avançando deixando a realidade para trás para afundar no poder dos ritos e sonhos. Construí esta música como uma caixa de ferramentas, formada por diferentes objetos sonoros, como uma perambulação por elementos orgânicos, naturais, étnicos, orquestrais e eletrônicos, que só passariam como numa floresta que atravessaríamos e deixaríamos para trás, vestígios temporários de um tempo e um espaço sem fim. Compus ‘Amazônia’ de uma só vez, dia e noite, diante dessas fotos rolando em loop na minha frente, mergulhando nessa imensidão, familiar e misteriosa, serena e perturbadora, poderosa e vulnerável … Essa droga viciante e fatal. Floresta de Sebastião Salgado.”

A mostra Amazônia estreia em Paris no dia 20 de Maio, antes de levar o projeto para outras cidades importantes no globo, como Roma, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. Ouça aqui o áudio binaural de ‘Amazônia‘: