fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Via UnderGROUND

Joao Ferrari e o poder da irreverência na música

Arriscando novas sonoridades, Joao Ferrari segue apresentando uma assinatura original em seu trabalho solo e no projeto Bikins & Martinis.

Joao Ferrari

por Ágatha Prado

Não existe uma regra para compor música. Nem certo, nem errado. O que existe é criatividade, técnica e um campo que permite as infinitas possibilidades de expressão artística. Quanto mais bem explorado as profundidades de um leque criativo e original, mais interessante pode ser o resultado final.

O produtor paranaense Joao Ferrari é um tipo de artista que procura mergulhar através de diversas estéticas e matizes musicais, o que define a assinatura de seu trabalho com identidade que foge de rótulos convencionais ou barreiras delimitadas por vertentes sonoras.

Apaixonado pela musicalidade brasileira e ao mesmo tempo por melodias mais profundas do House, ele não tem medo de arriscar na hora de criar uma narrativa para suas faixas. Dentro do estúdio, é o momento em que ele abre a imaginação para combinar diferentes samples e linhas sonoras, utilizando as diversas ferramentas do Ableton Live e os recursos de sua TR-08 Drum Machine da Roland.

Eu não costumo pensar muito na hora de fazer um som, prefiro deixar fluir e sentir o que a música está pedindo. Vejo muitos produtores se preocuparem mais em fazer o som de “tal artista” do que realmente criar sua própria sonoridade, e isso não faz muito sentido para mim. Minha busca consiste cada vez mais em me diferenciar das outras pessoas do mercado para chegar em algo único”, explicou sobre seu processo criativo.

Esse perfil musical “aventureiro” de João Ferrari pode ser percebido em suas produções através da gravadora boliviana Black Senses – onde o artista mistura o clima da música brasileira em faixas como ‘Felicidade‘ -, bem como por meio de seus últimos lançamentos no catálogo da Fluxo, onde o House ganha a vez de forma mais percussiva junto aos elementos da Disco Music.

Acredito que se arriscar e buscar novas sonoridades é o que diferencia um artista de um produtor. As pessoas durante o seu dia não tem tempo para isso e esperam que seus artistas preferidos tragam isso para elas, então prefiro passar meu tempo focado em estudar diferentes estilos para combinar de uma forma peculiar e minha. Claro que isso acaba sendo um desafio, não é fácil se dedicar a vários estilos, mas é no desafio que mora a diversão”.

E a criatividade de João Ferrari ainda ganha mais espaço em seu mais novo projeto, Bikinis & Martinis, comandado ao lado de Gabriel Veronese. A dupla estreou os trabalhos no mês de maio, na Sudden Rise em Cascavel, com uma assinatura que mistura instrumentos orgânicos e batidas eletrônicas em uma Jam suave e cativante.

“Com o Bikinis & Martinis queremos representar o Brasil com nosso projeto. Vejo muitos brasileiros copiando os padrões da música europeia ou de outros países, e às vezes é muita gente que mora aqui e não tem conhecimento sobre a música brasileira. Nosso objetivo é trazer novas sonoridades, misturadas com o que tem de melhor no nosso país”, concluem.

O Bikinis & Martinis ainda não tem materiais online, mas você pode acompanhar as próximas novidades pelo Instagram do projeto:

Comentários

DJ, Produtor, Redator, Libriano e Sonhador. Trance para amar e Techno para dançar, com uma taça de Gin para acompanhar. Onde é o after?

Leia Também:

Mainstage

Antecipando sua reabertura, o Laroc Club promete duas noites inesquecíveis, nos dias 19 e 20 de novembro, com grandes surpresas. A reabertura de um...

Agenda

DJ, performer e residente da festa Mamba Negra, Valentina Luz fará um set especial, de 3 horas, na festa AFAIR, na Barra Funda em...

Mainstage

O retorno do Tomorrowland Winter, que acontece em 2022, contará com grandes nomes da música eletrônica. Confira os primeiros confirmados. Depois de 2 anos...

Mainstage

Buscando reunir entusiastas e profissionais da indústria de entretenimento, a EXPO E-Music & Art estreia em novembro em São Paulo. A Agência Today e a revista,...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | (11) 98602-8789