fbpx

O duo LK indica toca-discos para quem quer aprender a tocar com vinil

Convidamos Leo Janeiro e Kaká Franco, o duo LK, para falar um pouco dos aparelhos mais comuns quando o assunto é discotecagem com vinil. Confira:

LK

Se você é apaixonado pela arte de girar alguns discos de vinil e tá pensando em comprar um toca-discos pra aprender a mixar com algumas bolachas, essa matéria é para você. Seja para players iniciantes na cultura dos LPs ou para os profissionais que estejam procurando indicações de toca-discos de qualidade e custo benefício, nós convidamos dois veteranos da arte da discotecagem com vinil, Leo Janeiro e Kaká Franco (juntos formando o duo LK) para recomendar três modelos de equipamentos que melhor se adequam ao perfil dos DJs — ou futuros DJs.

Por Leo Janeiro e Kaká Franco:

Reloop RP 8000

Combinando modernidade e design clássico, o RP-8000 é um turntable digital de acionamento direto, com conexão para softwares de discotecagem e controladores MIDI. Com estrutura robusta e alto poder de torque e flexibilidade nos ajustes, o modelo permite diferentes técnicas de turntablism como scratches e mixagens longas, já que também conta com Pitch de alta resolução de controle variável de 8%, 16% e 50% além de um display digital que indica o BPM da faixa.

O mais interessante do RP 8000 é a sua facilidade de conexão com softwares como o Serato, que conversa perfeitamente com o equipamento. Se o usuário for do tipo que curte performar com controladores MIDI, o RP-8000 é uma ótima opção, já que possui 8 drum-pads multifuncionais que podem ser marcados para cue-points e disparo de loops e samples. O valor médio do modelo está na faixa de 600 euros a unidade, aqui no Brasil o valor gira acima dos R$4.500 e pode ser encontrado no Mercado Livre.

Pioneer PLX 1000

Esse modelo da Pioneer foi lançado em comemoração aos 50 anos de experiência da marca no mercado de equipamentos de áudio. Combinando também o clássico e o moderno, o PLX 1000 tem uma estrutura firme que permite um bom amortecimento das vibrações e uma reprodução precisa de alta qualidade. Com acionamento direto, alto torque e amplo controle de PItch, ele vem com o braço revestido em borracha, o que melhora o isolamento e evita o feedback. O valor médio desse modelo gira na faixa de 729 euros — por aqui um novo chega na casa dos R$7.000, veja aqui.

Technics SL1200 ou 1210

Essa é a série clássica e sem dúvidas a mais querida dos apreciadores da discotecagem em vinil. As linhas da Technics são amplamente utilizadas pela maioria dos profissionais, seja nos modelos MK2, MK3, MK3D, MK4 (uma relíquia), MK5, MK5G, MK6, MK7 (nosso sonho de consumo). Com design clássico, motores de alto torque que garante alta precisão e resistência às oscilações, os Technics possuem uma alta estabilidade de rotação ideal para os mais diversos tipos de mixagens.

Além da indiscutível qualidade, possuem uma ampla vida útil e não perdem valor considerável de mercado ao longo do tempo. Sem dúvidas se você tem o interesse em ter um toca-disco para ambiente comercial, pretende realizar aluguel de equipamentos ou possui um equipamento que além da qualidade também é um investimento, o Technics é a melhor opção. O preço pode variar conforme o modelo, o MK7 você encontra na faixa de $1.200. Confira aqui o site oficial da marca.