O holandês Lou Ottens esteve à frente de seu tempo pensando no método em ouvir música em movimento com a criação do toca-fitas.
O inventor holandês Lou Ottens teve muitos anos de sucesso durante a sua vida, principalmente por ser notavelmente conhecido por um dos apetrechos mais consumidos na década de 80, a fita cassete. Lodewijk Frederik Ottens, que nasceu em 21 de junho de 1926, infelizmente faleceu em 6 de março de 2021 aos 94 anos em sua cidade natal de Duizel, Holanda.
Como supervisor do departamento de pesquisa e de desenvolvimento de nossos produtos da Phillips, Lou liberou a criação do primeiro gravador portátil da empresa, chamado EL 3585. O produto foi um grande sucesso com vendas acima de 1 milhão. O sucesso permitiu que Ottens desenvolvesse o produto e alcançasse seu objetivo principal de tornar as fitas e seus reprodutores mais portáteis e fáceis de usar. Baseando-se no projeto de um bloco de madeira que caberia no bolso de sua jaqueta, Ottens lançou um pouco mais à frente a EL 3300, a primeira fita cassete portátil do mundo.
O toca-fitas portátil foi um fenômeno mundial, com vendas de fitas acima de 100 bilhões, permitindo aos fãs de música, gravar faixas do rádio e ouvi-las sempre que quisessem, inclusive em movimento, um conceito totalmente novo para a época. A popularidade da fita cassete atingiu o pico nas décadas de 70 e 80 e até hoje é consumida como item vintage. Lou Ottens mudou a indústria da música e a maneira como consumíamos e ouvíamos música.