Produtor brasileiro, LuizFribs, mistura os mundos em mais uma costura do underground e mainstream que dá certo. Confira o edit de ‘Toxic’.
Por Maria Angélica Parmigiani
Há muitos anos que Pop e música eletrônica flertam entre si de maneira diplomática para convergir boas ideias musicais, mas verdade seja dita: quando pensamos nesse blend, raramente apostaremos que a estratégia utilizada para isso foi provida do Techno. Porém, para mantermos esse flerte vivo em todas as camadas, é preciso ousar e, por isso, vez ou outra, algum produtor musical decide dar um passo para fora do eixo e com desprendimento, misturar os estilos.
É assim que chegamos em LuizFribs e seu edit que faz um revival de um dos maiores hits do início dos anos 2000, mas de um jeito que você não está esperando. Lançada na última terça-feira (10), a mistura inusitada traz a sua identidade sonora, totalmente devota ao Techno, com ‘Toxic‘, da icônica Britney Spears e com uma forma de homenagear a diva Pop que atravessa por mais um momento conturbado em sua vida, já que vive sob a tutela de seu pai há muitos anos.
Segundo Luiz, a motivação para essa ideia surgiu há algum tempo, quando ele viu um post que mostrava apenas o vocal original sem correções. “Quando ouvi aquela acapella, totalmente crua, na hora me veio a ideia de fazer um edit, mas acabei não levando adiante, pois fiquei com um certo receio que rolassem críticas”, conta o artista. Tempo depois, criando uma faixa do zero, os vocais de Britney vieram à mente e o produtor decidiu arriscar.
Nesse escape à cartilha, Luiz construiu uma base rápida e constante, que traz a energia do Techno da velha guarda com seus pratos bem exaltados e recortes de vocais aplicados com o objetivo de trazer mais força ao ritmo. Como um bom edit, a faixa deságua em um trecho da música para uma catarse inesperada.
“Toda a construção da faixa se desenvolveu rapidamente. Basicamente, ela gira em torno de uma linha de base corrida, bem na estética do Techno e do Trance do começo dos anos 2000. Além disso, sampleei um dos synths originais e dei o meu toque para deixá-lo menos “na cara”, além do vocal original e alguns elementos extras”. diz Luiz
O resultado da soma Pop+Techno e um pitada de ousadia acabou chamando atenção e por isso, Luiz fará o lançamento na série de free downloads da The Meaning of Rave.
Se no passado houve receio de criar uma costura entre dois universos distantes por medo de julgamentos, hoje o produtor ressignifica isso e deixa uma importante mensagem:
“Música eletrônica e Pop sempre estiveram conectados, às vezes de forma muito óbvia e outras nem tanto e precisamos reconhecer que existe muita coisa boa a ser aproveitada desse universo. Acho importante a gente observar os movimentos e tendências desse mercado, não visando produzir hits de rádio, mas sim para usufruirmos positivamente dessa troca de influências, buscando desenvolver novas abordagens e inovar em nossas produções, que poderão moldar o futuro do Techno”.
Confira o edit de Toxic por LuizFribs e siga o artista no Instagram: