Artista brasileiro, Melgazzo, acaba de assinar o remix de ‘Nocturno’ do duo argentino NP-Rio e conta detalhes de sua atuação nas releituras.
Por Nicolle Prado
A cena Techno nacional tem sido bem representada nos últimos anos, graças ao trabalho de alguns nomes que vem impulsionando seu desenvolvido e difusão. Entre esses representantes, indiscutivelmente, Melgazzo se encontra entre eles, junto ao seu engajamento consistente frente a Kaligo Records, que se tornou uma das labels mais vendidas no Brasil no gênero, impulsionando talentos nacionais e internacionais.
Essa posição de destaque do selo está atrelada ao papel que o artista tem atuado para sua expansão, seja como headlabel, curador ou produtor, ou melhor, no desempenho dos três juntos. Graças a essa dedicação, desde os primeiros passos, a Kaligo surpreende pela qualidade de seus lançamentos originais, mas vai além ao incluir remixes inovadores.
Mais uma prova de como esse combo tem resultado em releases impactantes é o mais recente single ‘Nocturno’, apresentado pelo duo argentino NP-Rio, que ganhou um remix do próprio Melgazzo. Na releitura, o headlabel trouxe ainda mais energia para a produção, ao ressaltar os elementos e compor uma atmosfera mais densa.
“Para esse remix eu procurei ressaltar alguns elementos marcantes da música original, de uma forma um pouco diferente, mas trazendo também um pouco da minha identidade, adicionando outros sons e timbres. Ao fazer remixes, eu sempre busco introduzir bastante do meu estilo, pois para mim, um remix é exatamente como vocês descreveram, uma releitura, uma nova versão da música original, com uma pegada toda minha, uma nova visão e uma nova abordagem. É por isso que eu acho os remixes tão legais, pois sempre trazem uma vibe única”, compartilha o artista.
Essa estratégia de incluir remixes de nomes renomados é bem interessante, já que impulsiona a divulgação da faixa. Mas não é tão simples quanto parece, visto que encontrar um bom remixer e que se conecte com a track também é uma tarefa importante para dar peso ao release. Por isso, ele ressalta a necessidade de se envolver nos projetos e, inclusive, ter essa atuação também nas releituras de faixas:
“Eu não sou muito acostumado a fazer remixes na Kaligo. Acho que este é apenas o meu terceiro até agora. Mas ultimamente tenho estabelecido uma relação mais próxima com alguns artistas da gravadora, que têm lançado mais vezes com a gente. Acho que é importante, como remixer, ter uma conexão com a música antes de começar a trabalhar nela. Então, quando convido alguém para fazer remixes, eu analiso bem o som, vejo se faz sentido, envio a faixa e pergunto ao próprio artista se ele também acha que é uma boa ideia. Dessa forma, todos estão na mesma sintonia e as coisas fluem de forma tranquila.
Quando os caras do NP-Rio me mandaram essa música, imediatamente tive algumas ideias de como poderia deixá-la com uma vibe bem legal. Como a música original não tem muitas variações, há bastante espaço para eu colocar minha identidade. Então, na mesma hora, dei sinal verde para o lançamento deles e disse que gostaria de fazer um remix. Acredito que deu super certo e fiquei realmente satisfeito com o resultado”.
‘Nocturno’ já está disponível nas plataformas. Aperte o play: