fbpx

RA7A dá 5 dicas de como guiar uma carreira na música eletrônica

Com grande conhecimento sobre como cuidar de sua própria carreira, RA7A dá 5 dicas valiosas, que pode te ajudar  e muito. Confira.

RA7A

Cuidar de uma carreira é como cuidar de um jardim. Regue todas as plantas de acordo com a particularidade e necessidade biológica de cada uma, e terá um jardim bonito; cuide somente de uma e terá muitas plantas ressecadas; coloque água em excesso em qualquer delas, sem respeitar a ação do tempo, e terá uma planta afogada.

Um artista precisa equilibrar sua energia de ação entre estratégia, paciência e atenção para os aspectos de sua carreira, como as plantas do tal jardim. Se você produziu uma faixa, por exemplo, mas não cuidou de sua divulgação, a faixa corre o risco de ficar esquecida. Se você divulgou, mas sem estrategizar suas etapas de lançamento e sem investir nessas etapas, arrisca não chegar aonde pretendia. O “barato que sai caro” é uma tônica real na vida de qualquer artista que deixe difusas as suas pretensões; isto vai além de recursos e serve também para o underground.

O DJ e produtor joinvillense RA7A é um bom exemplo de jardineiro que não perde a atenção para o seu jardim. Na verdade, são várias plantas que ele tem para cuidar. Ao mesmo tempo em que conduz seu lado artístico, lançando por selos como Fluxo Records, Braslive e Endless Music, colaborando com nomes como Antdot e tocando em cabines como a do Green Valley, Universo Paralello, Playground e e El Fortin, RA7A coordena vários empreendimentos, a maioria envolvendo o Joinville Square Garden, onde promove as festas The Garden, Adore e o seu label mais recente SECOND.

Podemos presumir, é claro, que alguém que lida com tantos componentes e se sucede em todos eles desde 2001, tem alguns Nortes para dar àqueles que são aspirantes ou que começaram a desenvolver sua carreira há pouco tempo. Do alto de sua alçada como agitador cultural transformador da cena do Sul, como versátil produtor musical na atualidade e como consultor de carreira na It’s Time Now, RA7A resolveu contar para nós algumas dicas para quem leva sua carreira a sério, mas não tem ainda o pensamento organizacional de uma “auto-empresa”. Confira!

Produzir suas próprias músicas e ter uma boa performance nelas

Isso parece óbvio quando falamos desta forma, mas alguns Djs que sonham em crescer artisticamente, ainda não perceberam que é necessário ser mais do que um dia e sim se tornar um produtor musical também. Porém não basta você apenas fazer suas músicas se ninguém ouvi-las. Então é necessário sim se preocupar com a performance dos seus lançamentos.

O número de ouvintes mensais do Spotify fala muito a respeito de onde esse produtor está localizado na cena. Como contratante sempre costumo olhar de mais os números relacionados aos lançamentos dos artistas que me ofertam ou me procuram. Lógico que existem números maiores para artistas de sons comerciais e números menores para artistas de sons mais conceituais. Mas os números falam muito para mim a respeito do payback que vou ter com o artista contratado. Então é necessário ter suas próprias músicas, mas se preocupar sim com a performance delas.

Tenha um Mídia Kit F#*@

Se você tiver performance nas músicas mas não tiver um material legal para se vender, perderá Slots para quem esteja no seu nível de produção mas melhor preparado.

Mantenha suas redes sociais e canais de mídia atualizados

Depois de analisar os números, do artista que foi ofertado, costumo olhar suas redes sociais e canais de mídia. Hoje em dia isso é importantíssimo, porque o público que frequenta meus eventos, vai pesquisar o artista depois de eu lançar ele em um evento.

Tenha alguém para lhe vender

É sempre bom ter alguém entre você e o contratante. Desde te oferecer, para você não ficar como o DJ chatão que fica pedindo oportunidade, mas também e principalmente para ter alguém à frente da negociação. Se você tiver alguém a frente essa pessoa vai te trazer a oferta e etc. Assim vocês avaliam com calma se aceitam a oferta ou até mesmo qual será a estratégia para fechar o negócio.

Frequente os locais onde você quer se apresentar

Mais uma vez uma dica que parece óbvia, mas muitos artistas não o fazem. Os contratantes vão lembrar sempre em primeiro lugar de quem está por perto e tem um melhor relacionamento com eles. Sua carreira normalmente vai acontecer de dentro para fora, ou seja, vai iniciar na sua cidade, depois ir para sua região, estado, país e por aí vai…

Siga RA7A no Instagram.