fbpx
Conecte-se com a gente

Oi, o que você está procurando?

Via UnderGROUND

Resident Advisor anuncia o fim dos seus rankings

O Resident Advisor, site underground mais conceitual e respeitado do mundo, anunciou o fim da sua popular lista de djs. Saiba mais.

Resident Advisor

O underground sempre permanecerá underground, pelo menos é o que o editor chefe do site Resident Advisor deixou claro ao anunciar o fim de suas pesquisas para o ranking de Top DJ’s e Top Live Acts depois de uma década existindo. As pesquisas foram fonte de informações primordiais e alavancagem de books para dj’s underground, já que a lista do mainstream fica por conta da DJ Mag.

O RA anunciou a notícia através de suas redes sociais, explicando o pensamento por trás do fim de suas listas. Começando em 2006 como pesquisas exclusivas para colaboradores do site e aberta aos leitores em 2008, as pesquisas classificavam os 100 melhores DJ’s e os 40 melhores sets ao vivo por ano. Com o passar dos anos, o RA notou que os resultados das pesquisas se tornaram cada vez mais simplistas, a ponto de desconsiderar até as melhores mulheres do meio. Os resultados também permaneciam contraditórios para a maioria de seus leitores fieis, a ponto de ser considerada uma lista como a de sua colega de mídia, DJ Mag.

Leia o anúncio abaixo com a explicação do Resident Advisor em seu Instagram e logo após a imagem, a tradução na integra:

We’re no longer running the RA polls. Here’s why.

Uma publicação compartilhada por Resident Advisor (@resident_advisor) em

“Hoje, as decisões que tomamos podem afetar a cultura club e a música eletrônica, um mundo que amamos e onde esperamos que seja uma força do bem. É pensando nisso, que decidimos parar com as votações do Resident Advisor.

O RA fez seu primeiro ranking em 2006, com votos abertos apenas para os colaboradores do site. A ideia era simples: escolher os destaques daquele ano. Mais de 10 anos após o primeiro ranking, a ideia das votações ainda não as mesmas, mas os rankings e a cena em si, mudaram muito!

O que começou com a mais sincera intenção de reconhecermos nossos artistas favoritos e brindar o ano que passou, teve consequências mais sérias: a indústria deixou-se influenciar cada vez mais, usando a lista como parâmetro para line ups de eventos, cachês de artistas e a atmosfera da cena em geral.

Se nosso objetivo era refletir o ano passado na música eletrônica, nossas listas de DJ e Live Act de 2016 foram o ponto culminante desse sentimento: a homogeneidade dos resultados não representou a diversidade da cena.

Mais precisamente, a lista de DJ é esmagadoramente dominada por homens, maioria dos Estados Unidos ou Europa, enquanto a lista de Live Acts não conta com nenhuma mulher. Estas listas não representam a realidade da música eletrônica em 2016, uma cena onde incontáveis mulheres incrivelmente talentosas, tocaram em diversos clubs lotados todo fim de semana.

Ou seja, as listas falsificaram a realidade da cena e pior, elas ajudaram a reforçar alguns dos piores esteriótipos, como o homem branco favorecido, acima de todos. Estas são razões suficientes para fazermos uma mudança.

Este é um mundo que amamos, respeitamos e queremos que seja tratado com amor e respeito. Então neste momento, encerrar esses rankings e votações, é o melhor a se fazer.”

Pós graduado em comunicação e marketing digital pela Universidade Belas Artes de São Paulo. DJ, produtor de eventos, PR, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um por do sol e uma boa taça de gin tônica.

Leia Também:

Mainstage

O DJ e produtor carioca Maz quebra marca histórica e emplaca hit 100% brasileiro com VXSION no Top #1 overall no Beatport. Ouça “Amana”....

Agenda

Figura-chave da cena eletrônica alemã, Gerd Janson fará apresentação dupla no D-EDGE. Saiba mais sobre o peculiar DJ e produtor de Frankfurt. Neste mês...

Mainstage

Após estreia com KSHMR, “Dance Again”, novo selo do Laroc, traz Don Diablo, Bassjackers e Dubvision no dia 18 de maio. Após uma estreia...

Via UnderGROUND

Carl Craig, DJ, produtor musical e pioneiro do techno de Detroit, ganha documentário com estreia planejada no Tribeca Film Festival. O produtor musical e...

Publicidade

Beat for Beat © 2020 | CNPJ 16.853.408/0001-46 | +55 (11) 95973-5793