Categorias
Mainstage

Soundcloud “legalizou” e não vai mais excluir os DJ SETS

O pesadelo de todo DJ chegou ao fim. Depois de anos e vários sets derrubados, o Soundcloud “legalizou” e liberou a postagem deles em sua plataforma.

É TETRAAAA!

Após muita confusão, sets excluídos e DJs beeem nervosos, o Soundcloud finalmente liberou o upload de material contendo faixas de outras artistas. Em uma entrevista para a revista alemã Groove Magazine, Eric Wahlforss, fundador e gerente técnico do SoundCloud, anunciou que agora, os DJs que querem fazer o upload de mix/sets, não precisam obter os direitos autorais das tracks utilizadas.

“Durante as negociações para SoundCloud Go, conseguimos um acordo com as sociedades de gestão colectiva como a GEMA, na Alemanha, tornando estes problemas (a exclusão de sets), uma coisa do passado – mesmo para os utilizadores que não assinarem a plataforma. Isso significa que os DJs sets, são agora, legais e não enfrentarão problemas no SoundCloud. Portanto, esta é uma notícia muito positiva para os DJs.” disse Eric

O problema com direitos autorais era constante no site. Muitos DJs colocavam lá, seus sets e horas ou dias depois, após receber vários plays, a faixa simplesmente sumia, acusada de utilizar tracks protegidas. Era uma tremenda dor de cabeça. A solução veio com o Soundcloud Go, uma plataforma paga, que vai competir com o Apple Music e o Spotify.

Exemplo de como era a mensagem de exclusão de set no Soundcloud

Antes da apresentação do Soundcloud Go, a negociação com as gravadoras, para permitir que os DJs utilizassem faixas protegidas e postassem no site, não avançavam, o que forçava o Soundcloud a excluir, sem qualquer aviso, material contendo tais faixas. A exclusão só era desfeita quando o DJ que postou tal mix, apresentava um documento contendo a permissão de utilização daquela track. Complicado né?

Esta é uma grande notícia e pode ser um alivio para o Soundcloud, já que após tanto material excluído, muitos DJs abandonaram a plataforma, que já foi considerada a principal, principalmente para divulgação de material de novos talentos. Será que, agora, o Soundcloud voltará aos seus dias de glória? Vamos acompanhar.

Por Viktor Raphael

DJ, Produtor, Redator, Libriano e Sonhador. Trance para amar e Techno para dançar, com uma taça de Gin para acompanhar. Onde é o after?

Sair da versão mobile