fbpx

Spotify lutará contra plágio em nova ferramenta de direitos autorais

O Spotify prepara uma nova ferramenta que notificará os artistas e compositores sobre a violação de direitos autorais e plágio.

plágio
Spotify

A plataforma de streaming mais famosa do mundo, Spotify, está em processo de registro de patente de uma nova tecnologia que monitora e detecta o risco de plágio em novas produções e composições. A ferramenta deve ajudar a evitar que música e compositores infrinjam involuntariamente os direitos autorias já existentes, diminuindo também o risco de possíveis ações judiciais referente a direitos autorais. As partes principais da música, como acordes, melodia e letras, são alimentadas em um programa com inteligência artificial, que pode então avaliar o quão semelhante ela é de outras faixas já existentes em seu banco de dados.

Tal ferramenta detectará semelhanças em tempo real, permitindo com que os artistas edite suas composições conforme a própria música é escrita. O detector de plágio do Spotify é um passo significativo em tecnologias na área, oferecendo um processo com resultados mais concisos do que outras ferramentas já preexistentes no mercado, que dependem apenas de melodias como amostra.

O Spotify foi uma das únicas organizações que tiveram sua alavancagem na bolsa de valores americana durante todo o ano, possibilitando resultados positivos suficientes para investir em tecnologias como as citadas nesta matéria.