Pensando em auxiliar na busca de algumas músicas, o Spotify planeja uma função que vai ouvir suas conversas e procurar por conteúdo.
Com toda certeza, você já entrou numa busca quase que impossível pela música perfeita, certo? Mesmo o algoritmo de músicas relacionadas não ajudando muito em algumas ocasiões ou até mesmo aquela sugestão de um amigo ou familiar não atendendo muito bem as suas expectativas, o Spotify está buscando uma forma de tentar te ajudar nestes momentos de caçada musical e parece que ele encontrou.
Segundo relatórios do site Music Business Worldwide, o Spotify está com uma patente que vai analisar entonação, ênfase, ritmos e unidades do discurso, tudo isso das nossas conversas que forem feitas perto do celular. A ideia é fazer uma abordagem completamente diferente para tentar coletar gostos dos usuários.
A patente pretende, através do seu tom de voz, selecionar músicas que possam seguir o seu humor, como felicidade, tristeza, animação, tudo através da sua fala. Apresentada em 2018, essa patente foi aprovada recentemente (você pode ler ela na íntegra aqui) e claro, já dividiu algumas opiniões sobre a questão de privacidade do usuário.
Para muitos, a possibilidade de termos conversas gravadas a todo momento é um problema gritante dessa patente e futura função do app. Como será a relação para que nenhuma gravadora ou artista tenha acesso aos áudios coletados para gerar essas playlists? Como o Spotify trará esses dados tão sensíveis?
Segundo um representante do Spotify ao Pitchfork, nem todas as patentes registradas do grupo têm a intenção de serem usadas publicamente, mas que são objetos de estudo para melhorar ainda mais a experiência do usuário. O que será que vem por ai? Estamos de olho e de certa forma, curiosos.