Convidamos o DJ, produtor e sócio do Ombu Studio, Spuri, para falar sobre a técnica de Finger Drumming, que você aprende mais nesse texto:
Texto por Rodolpho Spuri, do Ombu Studio
Antes dos computadores, toda música era produzida de forma puramente orgânica, a partir do contato físico do artista com um instrumento que entoava o ritmo. O surgimento da música eletrônica abriu caminho para uma infinidade de novas possibilidades musicais, a relação mágica do toque que reproduz um som imediato sempre existiu, mas reapareceu com nova roupagem na técnica de Finger Drumming.
Quando um DJ usa o seu set up para mixar faixas, colar samples vocais sobre uma base musical aleatória, incluir ou retirar elementos de alguma produção para modificar o impacto que ela causará na pista, ele basicamente está utilizando um equipamento eletrônico para manipular sons que estão gravadas.
Porém, a grande diferença que o Finger Drumming apresenta é a possibilidade de reproduzir um único beat sonoro cru, que irá se somar a outros para criar uma composição musical. A música é criada na hora por nós, a partir das notas musicais que estão gravadas nos pads do equipamento ou por sons que transferimos para ele a partir de outros instrumentos.
Existe um único tipo de hardware que permite a execução da técnica de finger drumming, conhecido como sampler, e ele pode ser encontrado nas mais variadas formas, desde um um teclado controlador MIDI até os pads mais tradicionais, que permitem a armazenagem e reprodução de um beat musical com a ajuda de um software. A propriedade principal desses hardwares, como já mencionei, é reproduzir as notas musicais de diferentes instrumentos digitais a partir de uma interface digital.
Muito bem, agora que já estamos todos na mesma página, entra a parte mais legal de toda essa brincadeira: como fazer finger drumming e usar isso para tornar os seus sets ou músicas ainda mais interessantes. Essa técnica está muito mais próxima da produção musical do que da discotecagem e não é nenhuma surpresa que um bom finger drummer seja também alguém que tenha conhecimento apurado sobre teoria e composição musical, além de muita agilidade nos dedos.
Por toda a característica multidisciplinar do finger drumming, não tem como negar que se trata de uma técnica complexa, mas nem por isso impossível. Para ajudar você nos estudos ou aperfeiçoamento da técnica, a Melodics desenvolveu um programa completo para o ensino e a prática do finger drumming que ajuda os usuários a alcançarem resultados de forma rápida.
A plataforma combina uma interface amigável a explicações detalhadas, relatórios de performance e também um monitoramento de ciclo de aprendizagem, que permite a cada pessoa seguir o seu próprio ritmo. É uma ótima ferramenta para quem quer começar do zero e/ou desenvolver sua habilidade de uma maneira contínua e progressiva.
Espero que você tenha gostado e agora é com você: faça seu cadastro na plataforma para uma experimentação gratuita e bons estudos. Afinal, nem só de Techno vive o homem, boas dicas também são sempre bem-vindas.