The Town contará com Central de Acessibilidade, plataformas elevadas, sala sensorial, Libras, audiodescrição, brinquedos adaptados e mais.
Na segunda edição do The Town, a Cidade da Música abre novamente suas portas nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, com um plano de acessibilidade ampliado para garantir conforto, segurança e inclusão para todos os públicos. Em 2025, o festival reafirma seu compromisso de ser uma experiência verdadeiramente acessível, com estrutura física adaptada, serviços especializados e uma equipe treinada para acolher com respeito e escuta ativa. Compre seu ingresso clicando aqui.
O espaço contará com Central de Acessibilidade logo na entrada, ponto onde será feito o empulseiramento e o acesso a serviços como empréstimo de cadeiras de rodas manuais e motorizadas (Kit Livre), oficina para pequenos reparos, kits sensoriais com abafadores, óculos escuros, objetos táteis e cartilhas de comunicação alternativa, além da distribuição do cordão de girassol para identificação de condições invisíveis, como o Transtorno do Espectro Autista. A Central também abriga a Sala Sensorial, ambiente calmo e silencioso com apoio de terapeutas ocupacionais, ideal para pessoas com dificuldades de processamento sensorial.
As plataformas elevadas de visibilidade foram ampliadas e estarão presentes nos cinco palcos do festival, com acesso prioritário para cadeirantes e pessoas com nanismo, garantindo visão privilegiada e conforto para acompanhar os shows. A pulseira de acesso é retirada na Central e permite a presença de um acompanhante. A diversão também é para todos: brinquedos como roda-gigante e tirolesa contam com estrutura adaptada e agendamento prioritário.
Pensando em cada detalhe, o festival posicionou estrategicamente novas ilhas de banheiros acessíveis e unissex, agora mais próximas da Central e da plataforma do palco Skyline. Visitantes com cães-guia contarão com pontos de apoio, alimentação e áreas para necessidades dos animais. Os restaurantes terão sinalização de fila prioritária e balcões rebaixados para facilitar o atendimento. Em toda a Cidade da Música, uma equipe especializada estará disponível para oferecer suporte em qualquer necessidade, incluindo acolhimento em situações de ansiedade ou pânico.
O plano de acessibilidade do The Town está disponível no site e aplicativo oficial e contempla pessoas com deficiência física, auditiva e visual, mobilidade reduzida, neurodivergência, síndromes, obesidade, comorbidades, além de gestantes, idosos e lactantes. Quem adquirir ingresso com meia-entrada PCD tem direito a uma meia adicional para acompanhante. O pré-cadastro online já está disponível no site, com envio de documentação, e embora não seja obrigatório, é altamente recomendado para agilizar o atendimento no evento.
“A cada edição, buscamos evoluir. Sabemos dos desafios do Autódromo e mapeamos todo o terreno em busca de soluções reais para tornar a Cidade da Música mais acessível. Nosso compromisso vai muito além da estrutura física — queremos oferecer uma experiência completa, segura e acolhedora”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World, organizadora do The Town.
Com ações que vão além do básico e apostam em uma abordagem sensível e eficiente, o The Town 2025 reafirma sua intenção de ser um festival pensado verdadeiramente para todos.
Os ingressos para o The Town ainda estão disponíveis e você pode comprar o seu clicando aqui.