Lendário local, considerado o berço da House Music, The Warehouse, em Chicago, ganha finalmente o título de Marco Nacional nos EUA.
O ano era 1977 e o The Warehouse, em Chicago, abria suas portas. Foi uma questão de tempo até que a comunidade queer, preta e latina dominasse o espaço para dançar aquele som contagiante de Frankie Knuckles. A sonoridade, que era uma misto de clássicos da disco, música eletrônica europeia, umas pitadas de indie soul e até rock, deram origem a tudo que hoje conhecemos por House Music, nome herdado, literalmente, do seu local de nascimento.
Pulamos então para 2023, 46 anos após a abertura do The Warehouse, para um reconhecimento histórico: o título de Marco Nacional para o estabelecimento. Votado pelo Conselho da Cidade de Chicago e de forma unanime, em 20 de junho, durante o mês do Orgulho LGBTQIA, que faz parte da história da House Music, o local lendário passa a ser um marco cultural da cidade e dos EUA, aumentando ainda mais sua importância perante a história da música mundial.
Joe Shahanan, fundador de diversas casas noturnas de Chicago, entre elas o Smart Bar, comenta que é extremamente essencial reconhecer o The Warehouse, assim como a importância de Frankie Knuckles, chamando-o de o “Arquiteto da House Music”. Já Brandon Johnson, prefeito da cidade, destaca a importância dos pontos de referência ao contar a história e a cultura de Chicago. Ele expressou orgulho em designar o The Warehouse como um marco, reconhecendo seu papel como berço da house music e um espaço seguro para as comunidades LGBTQ+.
Este marco representa o reconhecimento da importância cultural e histórica da música eletrônica e as contribuições significativas das comunidades preta, latina e queer para o seu desenvolvimento. Por volta de 1984, Frankie Knuckles fazer suas experimentações sonoras, mesclando a bateria com sintetizadores, incorporando os elementos, resultando na sonoridade única para a época. Essa inovação, imitada pelos DJs locais, definiu o gênero House de Chicago.
A jornada da House Music desde suas origens no The Warehouse até seu impacto global, é uma prova do poder transformador da música e da resiliência das comunidades marginalizadas. O status de marco concedido ao The Warehouse honra seu papel fundamental na formação de um gênero que deixou uma marca indelével no mundo da música.
Celebre este momento com um set do lendário Frankie Knuckles:
Via WeRaveYou