Indo na contramão do TOP 100 tradicional, a DJ Mag divulgou a lista dos 100 DJs Alternativos mais votados e que mais venderam no ano. Confira:
Entra ano e sai ano, os rankigs de popularidade continuam sendo alvo de muitas criticas. Muitos deles, como o TOP 100 DJs da revista britânica DJ Mag, não reflete exatamente aquilo que a indústria acha sobre os artistas, mas elenca de forma um tanto quanto retrógrada, nomes com base em número de votos recebidos. Este ano, por exemplo, o duo Dimitri Vegas & Like Mike foi eleito o #1 da controversa lista, que você ver na integra clicando aqui.
Mas não estamos aqui pra falar desse ranking, mas de outro, o Alternative TOP 100 DJs. Criado ano passado, 2018, para balancear a lista mainstream, o TOP Alternative leva em conta não só o voto popular, mas também vendas de músicas feitas no site Beatport, maior plataforma de venda musical online direcionada a música eletrônica. Focado em sons mais undergrounds, como o house, techno e suas vertentes, o TOP 100 Alternative mostra uma realidade mais parecida com aquela que sempre esperamos do outro ranking.
A DJ Mag cruza o número de votos de cada artista, com as vendas de suas tracks no Beatport. O artista que mais vende e recebe mais votos, claramente é considerado melhor do que aquele que não vende tão bem assim. Essa é uma forma de mostrar que nem sempre o mais popular, é aquele que está indo bem no mercado e tornar o ranking mais justo. Este ano, por exemplo, as primeiras posições trouxeram nomes que estiveram em grande evidência, como Fisher na 5ª posição, responsável pelos hits ‘Losing It‘ e ‘You Litlle Beauty‘, a toda poderosa Nina Kraviz, ocupando o 4º lugar, o pássaro misterioso Claptone, na medalha de bronze e o talentosíssimo Adam Beyer, como 2º colocado, mas não teve jeito, a coroa ficou, mais uma vez, com a lenda Carl Cox.
Dono de uma bagagem gigantesca e uma carreira incontestável, Cox é uma dos maiores nomes da música eletrônica mundial. Seu carisma é sua marca registrada e seus gritos de ‘Oh Yes! Oh Yes!’ são quase orações para os techneiros de plantão. Merecidamente, Cox leva pela 2ª vez consecutiva o TOP 100 Alternative DJ Mag em parceria com o Beatport. Ah, teve brasileiro na lista também, com Gui Boratto atingindo a posição 59 e ANNA na 65ª colocação. Confira abaixo os 10 primeiros colocados e aqui, a lista completa.
TOP 100 Alternativa DJ Mag 2019
1 – Carl Cox
2 – Adam Beyer
3 – Claptone
4 – Nina Kraviz
5 – Fisher
6 – Richie Hawtin
7 – Charlotte de Witte
8 – Peggy Gou
9 – Boris Brejcha
10 – Marco Carola