Tulum, O ‘Oásis das Raves’ no México, poderá perder seu posto em breve se depender no conselho municipal. Conheça o desastre por trás da decisão.
Tulum, famosa cidade localizada na costa do Caribe, no México, atende a uma multidão de milionários de todo planeta com seu turismo luxuoso focado nas praias paradisíacas, mas parece que os clubbers da região ficaram orfãos deste paraíso comprado, se depender do conselho municipal, que planeja retirar os fãs de dance music de lá.
Como as raves no destino se tornaram populares, Tulum se tornou uma das principais escolhas para que promoters e empresas de eventos invadissem áreas com permissões rápidas e sem recursos. Tal desempenho está destruindo áreas de preservação ambiental e patrimônio público, provocando uma grande discórdia entre o departamento de turismo e parques ambientais.
A prefeitura planeja se reunir para discutir a presença da cultura rave na região, acreditando que os valores impostos não se alinham com a imagem turística, de luxo, da cidade.
Entre o empenho de ambas as partes nesta trajetória judicial, quem perde são a fauna e a flora da região, que está aos poucos sendo extinta. Em comunicado aberto à imprensa Barbachano Losa, diretor de turismo da cidade, comenta:
“É totalmente sem lógica ter milhares de pessoas em um festival cheios de luzes e sons, em uma área onde as espécies deveriam ser protegidas pelo governo.”