Categorias
Mainstage

União Europeia aprova nova lei de Direitos Autorais

O Parlamento da União Europeia finalmente aprovou uma nova lei de direitos autorais para canais digitais. Conheça as mudanças.

Parlamento da União Europeia

Um novo projeto de lei da União Européia, a respeito da atualização da cartilha de direitos autorais, foi aprovado. Após dois anos de debate, o polêmico projeto que visa alinhar a questão a respeito dos direitos autorais na era digital finalmente está sendo concluído para o Parlamento.

Para compreender melhor, a detentora de cobrança de direitos autorais, Big Tech, não capta recursos suficientes aos artistas e gravadoras, principalmente em plataformas digitais extensas, como por exemplo, o YouTube, que paga para as gravadoras aproximadamente 20 vezes menos que um serviço quase que total licenciado, como o Spotify, Deezer e afins.

Duas partes da nova lei foram negadas, a primeira referia-se ao apelidado ‘Imposto de Link’, da qual empresas como Facebook e Google, pagariam aos veículos de imprensa, para postar links de seus trabalhos, outro ponto negado foi ‘Artigo 13’, que tornaria as plataformas como o YouTube, responsáveis ​​por material protegido por direitos autorais, exigindo que as empresas tivessem acordos com detenção dos direitos de música e filmes, pensando em uma proteção para artistas, mas que poderia acabar com canais digitais.

Alguns críticos dizem que a nova lei aprovada normaliza a censura em algumas partes, restringindo a liberdade, proibindo pessoas comuns de postarem conteúdos, ou até memes, sendo necessário a autorização de direitos autorais a medida que são carregados em plataformas de mídias sociais, bom, você pode imaginar o quanto isso arruinaria a web pensando desta maneira.

O Parlamento Europeu ainda se reunirá novamente em Janeiro para discutir detalhes como o exemplo acima, mas uma coisa é certa nisso tudo, a lei beneficiará muito os artistas e suas novas composições dentro da Europa, sejam eles da dance music ou não.

Por Bruno Bellato

Pós graduado em comunicação e marketing digital pela Universidade Belas Artes de São Paulo. DJ, produtor de eventos, PR, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um por do sol e uma boa taça de gin tônica.

Sair da versão mobile