Categorias
Tech

Facebook divulga concorrente do Clubhouse: ‘Live Audio Rooms’

Concorrente do Clubhouse, a nova plataforma do Facebook, Live Audio Rooms, promete criação de conteúdo monetizado em áudio.

Live Audio Rooms, nova ferramenta do Facebook

O Facebook anunciou nesta semana, que em breve, lançará sua própria plataforma de áudio em grupo, denominada ‘Live Audio Rooms’. Aparentemente, a ideia é semelhante ao aplicativo do momento, Clubhouse, que está cada dia mais popular. O novo projeto do Facebook pode não ter um nome cativante, ou pessoalmente, não ser tão atraente quanto, mas é necessário avaliar suas expressões no mercado.

O Clubhouse tem sido um dos melhores aplicativos de social media neste momento de pandemia. Obviamente, que ganhando mercado, o Facebook tentaria vencê-los de alguma forma nesta guerra de atualizações. Para munir seus usuários de uma experiência ainda mais completa que o pioneiro, Mark Zuckerberg já conseguiu uma parceria exclusiva com o Spotify, para permitir que os usuários da nova plataforma transmitam podcasts diretamente de suas salas. Além dos pods, também já há uma parceria com um novo audio feed chamado Soundbites, que é resumidamente um ‘TikTok de áudios’.

E não para por aí, todo o conteúdo também passará por uma adaptação de monetização, mais uma tentativa de superar outros concorrentes como Substack e o Discord. O Facebook declarou que o novo experimento será um fundo para criadores de conteúdo em áudio profissionais, apoiarem amadores, afim de obter um feedback sobre a nova experiência do produto. A monetização será em um pagamento único ou em cobranças por assinatura. Com certeza esta é a faca de dois fumes, que pode facilmente dar certo e trazer conteúdo de qualidade para a plataforma ou simplesmente transformá-la em um outdoor em forma sonora, dificultando também quem deseja começar a criar conteúdos, deixando o mar apenas para peixes grandes.

Ainda sem previsão de chegar ao mercado, o Audio Live Rooms com certeza será uma daquelas ‘cutucadas’ que o Clubhouse não desejaria tão cedo. Veremos como mais um aplicativo poderá mudar a forma com que ouvimos novos conteúdos.

Por Bruno Bellato

Pós graduado em comunicação e marketing digital pela Universidade Belas Artes de São Paulo. DJ, produtor de eventos, PR, poeta e workaholic. Amante de um bom som, um por do sol e uma boa taça de gin tônica.

Uma resposta em “Facebook divulga concorrente do Clubhouse: ‘Live Audio Rooms’”

Sair da versão mobile